Pesquisar
Close this search box.

Instituto da França aprova programa na Amazônia

Desenvolvido pelo Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), o Programa de Hidrologia Espacial da Amazônia foi aprovado pelo IRD (Instituto Francês de Pesquisas para o Desenvolvimento).

O programa tem como objetivo a criação de uma plataforma de observação regional da dinâmica da água em grandes bacias hidrográficas apoiadas em sistemas de gestão integrada e nas tecnologias de altimetria espacial.
Será estabelecida em Manaus uma equipe de pesquisa associada ao IRD para estudar e desenvolver técnicas direcionadas à hidrologia espacial, voltadas a aplicações tipicamente amazônicas.

A base da equipe do projeto se desenvolverá na UEA, sob a coordenação do professor Naziano Filizola.

Além de professores do Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido da UEA e do Curso de Meteorologia da Escola Superior de Tecnologia da UEA, a equipe brasileira também será constituída pelos professores Wanderli Tadei (Inpa) e Carlos Freitas (Ufam).

Visando suporte na definição de área piloto para os trabalhos de pesquisa e demais trabalhos de integração, também está prevista uma associação com o Projeto Piatam e o Ceap (Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia ).

Na França, a equipe brasileira estará trabalhando em cooperação com a equipe do Laboratoire dês mécanismes de transfert em géologie (LM TG); da Universidade Paul Sabatier, em Toulouse e com o grupo Expertise et spatialisation dês connaissances em environnement (Espace), unidade de serviço do IRD, localizado em Montpellier.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar