Pesquisar
Close this search box.

Instituições e empresas recebem prêmio por inovação e impacto social

Aproximar o setor produtivo (micro e pequenas empresas) das instituições de ensino e pesquisa do Amazonas a fim de incentivar a cooperação científica e tecnológica. Esse é um dos objetivos do Programa Bitec – Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas, que premia professores, estudantes e empresas que apresentaram projetos inovadores.
Participaram do Bitec 15 empresas, das quais foram selecionadas três: Agropecuária Aruanã, Sacolart Indústria e Comércio Ltda e Refiam, que foram classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Os critérios foram impacto social, incentivo à pesquisa e mudança na gestão empresarial.
As empresas desenvolveram projetos inovadores em parceria com instituições de ensino e pesquisa com a ajuda de professores e estudantes.
De acordo com o superintendente do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Wilson Colares, a união entre os dois setores vem atender um anseio do mercado consumidor. Além disso, serve de atualização curricular dos estudantes e professores. “Com a parceria é possível minimizar a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas, uma vez que 80% fecham as portas com menos de um ano de vida”, comemorou.
Em sua segunda edição, o programa terá um incentivo a mais no processo de aproximação das empresas com a academia: a participação da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesqui­sa do Estado do Amazonas).
A fundação participará por meio de 50 bolsas no valor de R$ 461, que será destinada ao coordenador do projeto.O Bitec é um convênio entre o IEL, Fapeam, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar