1 de março de 2021

Inscrições abertas para mostra virtual de teatro em miniatura

Estão abertas as inscrições para a primeira edição de “O lado de Dentro: Mostra Virtual de teatro em miniatura”, promovida pelo Coletivo Experimental de Teatralidades (Ceta). A iniciativa foi contemplada pelo edital Prêmio Feliciano Lana, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Estado.

Inspirada nas tradicionais apresentações feitas no Nordeste, por meio do “lambe-lambe” – uma das vertentes do teatro de animação, em que as histórias são apresentadas dentro de um espaço reduzido –, a mostra selecionará 14 espetáculos virtuais voltados para a área de teatro em miniatura.

Para participar, basta acessar o site https://cetaemcena.com.br/, ler as regras do edital e preencher o formulário. As inscrições são gratuitas. Entre os critérios de participação estão a obrigatoriedade de residência nos Estados que compõem a região Norte, ter um projeto na linguagem especificada no edital e ser maior de 18 anos. O espetáculo em formato digital poderá ser inédito ou já publicado.

De acordo com Íris Brasil, uma das artistas integrantes do coletivo, o processo de inscrição será feito de forma virtual até o dia 12 de março.

O resultado estará disponível no dia 29 de março, nas redes sociais @cetaemcena, no Instagram, Facebook e Twitter.

Doc sobre o artista plástico Jandr Reis está em cartaz

A trajetória do artista plástico Jandr Reis é o tema do documentário do projeto do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o “Cine Sem Sair de Casa”, que está postado no Facebook (@culturadoam).

 O curta-metragem “Jandr Reis – Abstração da Flora Amazônica”  discorre sobre os trabalhos do artista, suas experiências técnicas e temáticas abstratas sob influência da visualidade da vegetação selvagem amazônica. 

O documentário também aborda a trajetória de Jandr, desde sua saída do município de Óbidos, no Pará, até a chegada em Manaus, o encontro com o artista plástico Jair Jacqmont, entre outros destaques. 

Nesta temporada, que teve início no dia 30 de janeiro, já foram exibidos os documentários “Edney Azancoth – Memórias de Actor Amazonense” e “Ventríloquo Oscarino e seu boneco Peteleco” . Ainda serão exibidas as obras: “O Inesquecível Mário Jorge Bittencourt” e “Pepeta – Coração de Campeão”.   

Os filmes também estão disponíveis no Portal da Cultura (bit.ly/cinedecasaportal). Já a lista de reprodução no Facebook pode ser conferida no endereço bit.ly/cinedecasaface.

Garantido vai se encontrar com o Dragão Chinês em live, para festejar Ano do Boi da China

Foto: Divulgação

O Boi Garantido se encontra, neste domingo (21),, com o Dragão Chinês. É que a associação folclórica fundada por Lindolfo Monteverde vai participar da live que marca os festejos do Ano Novo Chinês a convite da AAB (Associação de Amizade Brasil-China).

O evento acontece anualmente no bairro da Liberdade, tradicional reduto da comunidade chinesa em São Paulo, mas por conta da pandemia da Covid-19 acontecerá sem aglomeração de público e em forma de live. É a maior festa do Ano Novo Chinês do Brasil e uma das maiores do mundo. A apresentação do Garantido está prevista para ocorrer às 10h (horário de Manaus).

Este ano, que para os chineses é o do Boi de Metal, corresponde ao de número 4719 no calendário daquele país e vai até 31 de janeiro de 2022.

Documentário sobre a família da violinista Ária Ramos estreia dia 27

Foto: Divulgação

A história da família Ramos e sua forte ligação com a música, a história e o desenvolvimento cultural e artístico de Manaus na era da borracha são o tema do documentário “Sete Notas”, do produtor cultural, fotojornalista e artista visual Tácio Melo, que estreia no próximo dia 27/2, com transmissão online gratuita. O filme foi produzido com o apoio da Prefeitura de Manaus e governo federal, por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

A transmissão do documentário será feita pelo site Culturas Conectadas, e o público interessado em assistir deve se cadastrar previamente, de maneira gratuita, por meio do WhatsApp (97) 8439-5377. O trailer da produção pode já pode ser visto – https://drive.google.com/file/d/1HjVcIZAYhCbEcWnjE1qZTtl-Ksry96R8/view.

“O Sete Notas” é um documentário que narra a história da família Ramos, em um capítulo desconhecido na sociedade amazonense. Eram sete pessoas na família. O filme conta com os depoimentos de Fernando Ramos (neto do português Lourenço Ramos), que decidiu viver em Manaus ao lado de sua mulher e filhos. Parte dessa história também é narrada também por Pedro Ramos, que é natural de Lisboa e bisneto de Lourenço Ramos.

WEB +

Lançamento – Ludmilla mistura pop e pagodão baiano em “Pra Te Machucar”, parceria com Major Lazer, ÀTTOOXXÁ e Suku Ward

Foto: Divulgação

O sucesso de crítica e público do “Numanice Ao Vivo” ainda é um assunto quente para a funkeira que se arriscou na versatilidade musical e, nesta quinta-feira, apresenta o seu novo single. “Pra Te Machucar” chega com uma ficha técnica nivelada pelo alto escalão do pop: Major Lazer (Diplo, Walshy Fire e Ape Drums), o grupo baiano ÀTTOOXXÁ e Suku Ward se unem a Ludmilla em um lançamento muito esperado pelos fãs.

É claro que a junção de tantos artistas importantes em um projeto só faria sentido se a essência de cada um deles desse forma à canção. Portanto, não surpreende que “Pra Te Machucar” agregue o que há de mais tradicional no pop eletrônico e elementos do pagodão baiano. A parceria de Ludmilla com integrantes do Major Lazer já rendeu a ela um sucesso. A premiada e polêmica “Verdinha” foi produzida com Walshy Fire, integrante do grupo internacional.

Série – Pixar transforma “Up – Altas Aventuras” em anime para vídeo divertido

Foto: Divulgação

Como parte de uma série divertida para o YouTube chamada Pixar Remix, foi divulgado nesta quinta-feira (18) um vídeo com o resumo de “Up – Altas Aventuras” inspirado no estilo dos animes japoneses. Ali, em pouco mais de um minuto, é retomada a jornada épica que o rabugento Carl Fredricksen vive ao lado de Russell nessa animação. Ficou super legal!

O filme foi lançado em 2009. Ele mostra um vendedor de balões que está prestes a perder a casa em que sempre viveu com a esposa, a falecida Ellie. Para evitar isso, o personagem prende balões na própria residência e decide ir à América do Sul como sempre sonhou, mas descobre que um garotinho de 8 anos acabou embarcando junto na viagem.

Hashtags

1 #stf – STF prendeu deputado por incitar ódio e fazer apologia ao AI-5 

2 #Lula – Ex-presidente se colocou na disputa pelo Planalto em 2022

3 #Fiuk – Ator que participa do BBB21 foi assunto na web por mudar penteado 

4 #Sarah – Participante do BBB21 é a nova líder do programa 

5 #Belo – Cantor é preso novamente por fazer show com aglomeração

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email