4 de dezembro de 2021

Inovações do Governo de Taiwan contra a Covid-19

O 300o artigo agradece ao Sr. Bomfim (in memoriam) e aponta inovações do Governo Nacional de Taiwan contra a Covid-19.

As primeiras palavras são de reconhecimento ao Sr. Ronaldo Franco de Sá Bomfim, homem culto que conheci nas reuniões do pacto pela educação, realizadas no CIEAM. Graças ao seu incentivo, no final de 2010, fui apresentado ao Superintendente do JC-AM, Sr. Adalberto dos Santos, que abriu as portas para poder escrever 300 artigos relacionados com a inovação, governança, política, sustentabilidade e educação. Então, agradeço à família Bomfim, aos colaboradores e leitores do JC-AM.

Entre 06/01 e 17/02/21, sete artigos <https://bit.ly/3n6gQ0V> foram publicados no JC-AM sobre como Taiwan salvou vidas contra a Covid-19. Foi escrito sobre o perfil dos principais gestores públicos, com destaque sobre a Dra. Tsai e o Dr. Chen, cuja liderança exemplar, com base na ciência, permitiu inspirar e adotar políticas públicas efetivas (eficientes e eficazes) com o apoio da população desde 31/12/19. 

Em 01/01/21, um artigo científico <https://bit.ly/3lMIcrE> foi publicado revelando 250 boas práticas e a análise do desempenho de Taiwan contra 43 países durante 300 dias de combate ao vírus. Como a pesquisa continua, ao aplicar o Indicador Número de Total de Casos Fatais por Milhão de Habitantes (TCF1MH, excluindo a taxa de subnotificação), usando 600 dias como o mesmo período para cada nação, observou-se que os dez melhores são: 1o) China com 3,2 TCF1MH; 2) NZ com 5,7 TCF1MH; 3) Cingapura com 9,8 TCF1MH; 4) HK com 28 TCF1MH; 5) Taiwan com 35 TCF1MH; 6) Austrália com 43,7 TCF1MH; 7) Coreia do Sul com 46 TCF1MH; 8) Islândia com 110 TCF1MH; 9) Japão com 130 TCF1MH; 10) e Noruega com 161 TCF1MH. 

O Brasil ficou fora da análise por ter desempenho inferior em rankings internacionais <https://bit.ly/3GqFkuH> relacionados com saúde, transparência, inovação, competitividade e sustentabilidade, porém se fosse incluído, ficaria quase na lanterna, pois em 600 dias registrou 2819 TCF1MH, situando-se na 43a posição, a frente apenas da República Checa (2860 TCF1MH) e da Hungria (3181 TCF1MH).

Além disso, os números apontam que desde o início da pandemia, Taiwan tem estado entre os dez melhores países em proteger e salvar a população contra a Covid-19, valendo destacar que no dia 30/01/20, a Dra. Tsai, Presidente, junto com seus ministros, em cadeia nacional, orientou a população sobre o perigo do vírus que estava se espalhando na China, abordou o impacto dele na economia e vida, apresentou as medidas que estavam adotando desde 31/12/19, bem como anunciou medidas de contingência para enfrentar o vírus, como se o país estivesse em guerra. A partir daí, vale destacar as primeiras inovações adotadas pelo Governo Nacional:

1 e 2) Plano e Modelo de Taiwan contra Covid-19

Este plano <https://bit.ly/2KvXSS6> foi lançado bem antes da OMS anunciar a Covid-19 como pandemia, basicamente ativou os protocolos, apresentou estratégias para preparar o país contra o vírus (avaliação de riscos, vigilância contínua epidemiológica, implementação de quarentena nas fronteiras, checagem de inventário dos EPIs, fortalecimento da comunicação, melhoria da capacidade de diagnóstico e testagem), bem como estratégias de contingência (aperfeiçoamento do sistema de saúde, desenvolvimento de cooperação internacional, etc) e definição das responsabilidades. 

É um plano inovador, tem 12 páginas com algumas características distintas dos modelos de plano propostos pela OMS, servindo de base para o Ministério da Saúde criar o Modelo Taiwan de Combate a Pandemia <https://bit.ly/3hbBVng>; 

3) National Health Insurance (NHI) card e Medicloud System

Cartão de Saúde e Sistema médico em nuvem que contêm o histórico da saúde e de viagens de 99,5% da população de Taiwan, bem como agiliza virtualmente todo o atendimento e tratamento no sistema de saúde do país.

4) Projeto Nacional para aumentar produção de máscaras

Sob a liderança do Ministro de Assuntos Econômicos e com apoio da Associação Taiwan Machine Tool & Acessory Builders, um time nacional de máscaras foi criado em 26/02/20. US$ 6,6 milhões foram alocados para 29 empresas montarem em 25 dias, 60 linhas de produção de máscaras, aumentando a oferta nacional de 1,9 milhão de máscaras/dia (metade de mar/20) para 20 milhões de unidades/dia até meados de abril/20, tornando Taiwan um dos maiores produtores de máscaras do planeta. A inovação aqui envolve processos produtivos, aliados à liderança, desenvolvimento de novas máscaras, rapidez na alocação de fundos e trabalho integrado em equipe.

5) Programa Upgrade para apoiar Empresas e a Inovação

Lançado em 19/03/20 pelo Ministro de Assuntos Econômicos, este programa até o momento já investiu: a) 604 milhões de yuans para subsidiar P&D em 471 indústrias tradicionais; b) 111 milhões de yuans em subsídios para fornecer consultorias para 523 MPEs; c) 407 milhões de yuans para financiar projetos de P&D&I para 365 MPEs; d) 2,175 bilhões de yuans para apoiar outros 260 projetos de P&D;

6) Sistema Nacional de Distribuição de Máscaras

Em 10/03/20, o Ministério da Saúde e o Centro de Controle de Doenças Epidêmicas, lançaram o Sistema Nacional de Distribuição de Máscaras 1.0, como teste piloto para garantir acesso rápido e justo a 7 milhões de máscaras faciais, por meio do uso do cartão de saúde e de um app para o cidadão saber o local mais próximo (lojas de conveniências) para obter máscaras (quota individual de 9 máscaras por duas semanas). O sistema está na versão 3.0, incluiu estrangeiros, farmácias e também medidas para ajudar idosos que não usam internet. Isso permitiu acesso equitativo às máscaras, identificar onde e como conseguir, bem como evitou que o cidadão arriscasse a vida se aglomerando em bancos, farmácias, lojas, especialmente nos momentos mais críticos da pandemia.

Finalmente, outras inovações públicas ou privadas podem ser acessadas no Apêndice A (p.463) do artigo supracitado, uma boa base de conhecimento que pode nos ensinar como evitar a repetição de tantos crimes <https://bit.ly/3ptI4RR> cometidos por autoridades e seus simpatizantes no Brasil.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email