Pesquisar
Close this search box.

Inovação como diferencial das pessoas de sucesso

A palavra inovação tem origem em uma família de palavras que a leva até um significado revolucionário, ou seja, de tornar novo, de renovar. Em primeiro lugar, precisamos entender o que é o novo. O conceito para esta primeira palavra é tudo aquilo que se refere ao moderno, original e mais recente. Esta palavra se desdobra em novidade, àquilo que é novo, constituindo-se em coisa nova. Quando em forma de verbo, é ação de tornar novo, de renovar. A pessoa que realiza a ação é chamada de inovador, o responsável por inovar, de formar algo novo. A inovação pela ação oferece impulso suficiente à criatividade para desenvolver as capacidades de inovação do futuro profissional em um ambiente da organização.

Independente da especialidade que se vá adotar, a prática desde cedo contribui para o processo criador, adaptando as pessoas para as premissas básicas de realidade que irão enfrentar. As informações científicas nas diversas áreas do saber devem promover um sentido de inovação, buscando a criação de novos métodos e conceitos. O mais competente dos homens vence na vida sabendo o que deseja e desvendando os mistérios do seu desejo.
Algumas empresas ain da impõem restrições quanto ao incentivo para o exercício da criatividade. Ao seguir rigidamente os padrões estabelecidos, não se oferece alternativas de evoluir para melhorar o nosso status social.

Para que haja reversão desse processo, devemos usar uma consciência crítica, do saber pensar, capaz de avaliar as necessidades de mudanças que devemos adotar. A ação, sendo empregada na aprendizagem, cultiva o hábito da interrogação, da curiosidade e da criatividade. Quando o aprendiz realiza livremente as experiências que deseja, ele vai em busca de resultados mais fortes. Vencemos na vida quando deciframos o significado de cinco verbos:

Conscientizar, Identificar, Fortalecer, Reinventar e Provocar

. A praticidade do processo de inovação se faz a partir de condições facilitadoras e motivadoras. Os recursos necessários a serem aplicados, o saber sobre o seu correto manuseio e o entusiasmo em reinventar ou criar algo totalmente novo se completam em atitudes básicas.

Algumas dicas são necessárias para a assimilação e aplicação do processo inovador. A primeira delas é o convívio participativo. Manter um convívio cuja participação deve ser uma marca constante, é um requisito de vital importância para um mundo que está integrado em todos os seus aspectos. O show da vida só tem graça quando você tem a circunstância conveniente de ser aplaudido e outra vez você aplaude os outros que merecem os aplausos também. A seguir, manter um respeito aos comportamentos individuais. Cada cabeça tem uma especialidade específica e, portanto, uma contribuição a dar, merecendo ser sempre va lorizada. Não há como des prezar uma opinião sobre algum ponto de um projeto. Aquele que pensa em realizar tudo sozinho pode até assim o fazer, mas poderá perder mais tempo depois em consertar os erros.

O homem precisa ser receptivo as novidades. Ele precisa dar abertura às novidades ao se conscientizar de que elas são conseqüências da evolução humana e que necessita se aliar a elas, senão corre o risco de ser engolido pelas mudanças que estão constantemente acontecendo. Por outro lado, efetuar permanente troca de idéias e opiniões.

O intercâmbio pode se dar de uma simples leitura até conversa com especialista sobre determinados assuntos. O mercado está repleto de publicações, sobre variados temas. Pessoas importantes também escrevem e expressam suas opiniões em jornais, revistas e televisão, porém, analise se as reportagens ou opiniões não são de caráter tendencioso. Não basta somente ficar apenas no plano literário, é preciso ampliar o espaço profissional. As relações de trabalho deste século têm como característica principal a dependência que uma exerce sobre a outra. O profissional deste século, para ser bem sucedido, tem que tomar conhecimento da missão da sua empresa, do comportamento social

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar