Iniciativa apoia profissionais da Odontologia

Iniciativa apoia profissionais da odontologia com conteúdos sobre gestão durante a pandemia. O objetivo é promover treinamentos gratuitos para  segurança dos pacientes e profissionais da área na retomada das atividades. Os cursos vão ensinar novos protocolos de preparação, prevenção e proteção dos profissionais do setor. A série de treinamentos será realizada ao longo de toda a segunda quinzena de abril e durante o mês de maio. Os novos procedimentos devem se tornar rotina nos consultórios.

O movimento "Conta Comigo" conta com o apoio institucional do CFO (Conselho Federal de Odontologia) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A iniciativa é conduzida pelo Grupo Straumann América Latina – detentor das marcas Neodent®, Straumann®, ClearCorrect™ e Yller®.

De acordo com o CEO da Neodent Matthias Schupp, os treinamentos são focados em duas frentes, que se complementam: biossegurança, com a atualização das boas práticas para o ambiente odontológico; e gestão, com orientações da administração organizacional e financeira das clínicas. Além disso, dentistas convidados vão abordar temas como o uso adequado dos equipamentos de proteção individual, as mudanças na rotina do paciente dentro do consultório e os novos desafios para os profissionais. 

“O principal objetivo do movimento é promover a segurança dos pacientes e profissionais da Odontologia, pois sabemos que dentro do contexto que vivemos hoje, novas rotinas de segurança precisaram ser adotadas para prevenir a transmissão da nova doença respiratória que circula. E a informação é fundamental, por isso foi criado um website e uma série de treinamentos online para orientar os profissionais neste momento”, explica.

Matthias explica, que o paciente também será impactado pelos conteúdos com orientações para que possa se preparar para os atendimentos odontológicos e entender qual é o seu papel nesses cuidados. “A pandemia do coronavírus deve mudar a forma como a população enxerga os protocolos de preparação, prevenção e proteção em qualquer rotina de contato com outras pessoas e profissionais. Nos consultórios odontológicos não deve ser diferente”, disse.

Oportunidade de aprendizado

Para a, Geise de Jesus Bertoldo, cirurgiã dentista clínico-geral, o atual momento de pandemia pelo Coronavírus, os profissionais de odontologia estão completamente limitados em relação aos atendimentos clínicos, e ressaltou que treinamento e informações sobre novos métodos de biossegurança relacionados a Covid-19 é de extrema importância, a fim de oferecer a melhor prevenção e tratamento seguro aos pacientes.

“Nós como dentistas, estamos no topo dos profissionais mais acometidos e com risco de infecção bem mais elevado, até mesmo maior em relação aos médicos, que em minha opinião tem mais chances de se contaminar no momento da entubação do paciente. Temos mais risco de transmissão devido ao aerossol que é liberado pela caneta de alta rotação entre os atendimentos, esse aerossol demora a se assentar na superfície, e nesse momento o vírus pode estar exposto no ar”, disse.

Geise reforça, que medidas como a reformulação do questionário clínico (com perguntas relacionadas aos sintomas do Covid-19), o uso correto dos Epi's, das substâncias para limpeza de superfícies, substâncias utilizadas para minimizar o contágio no consultório são essenciais e devem ser disponibilizadas nos cursos.

“No atual momento, creio que é indispensável esse conhecimento no período de quarentena para só então, retornarmos com o melhor tratamento para nosso pacientes e proteção também a nós mesmos, assim que a curva do Coronavírus diminuir. É importante que se mantenha o trabalho no momento somente com os casos de Urgência e Emergência”, concluiu.

De acordo com a endodontista e ortodontista,Gabriella Belchior Crispim, a odontologia era umas das profissões em que mais se via o cuidado efetivo com a biossegurança, e agora diante do atual cenário em que o mundo vive, o aprimoramento e capacitação para a segurança dos profissionais devem ser vistos como fator primordial de cuidado.

“Diante do que estamos vivendo é de extrema importância que protocolos de atendimento de fato eficazes sejam estabelecidos. Somos convidados a nos aprimorarmos e capacitarmos ainda mais diante do assunto. Todo conhecimento que vem para somar deve ser visto com bons olhos. A situação nos exige cautela e mais do que nunca empatia pelo próximo, mas com conhecimento e vontade de fazer o que é certo tenho certeza que todos nós conseguiremos sair mais fortalecidos dessa Pandemia”, frisou.

Boas práticas em biossegurança

No primeiro momento, os treinamentos online vão focalizar no reforço de protocolos de biossegurança em quatro frentes: consultório, profissional, equipe auxiliar e paciente. Os conteúdos foram elaborados pelo presidente científico e fundador da Neodent, Geninho Thomé, pelo professor da UFPR e especialista em biossegurança, Sérgio Guandalin, pela cirurgiã bucomaxilofacial e implantodontista, Maria Claudia Vieira Guimarães, e pelo gerente de novos produtos e prática clínica da Neodent, Sérgio Bernardes. 

“Com a chegada de uma nova doença de tão rápida disseminação, é necessário reforçar e criar novas rotinas de segurança dentro dos consultórios, que já são reconhecidamente ambientes preparados pa0ra evitar qualquer tipo de transmissão de doenças. Queremos criar um movimento de reforço da importância da saúde bucal, treinar profissionais e tranquilizar pacientes quanto à biossegurança”, explica Geninho Thomé.

Parceria Sebrae: como liderar a clínica nesse contexto

Na segunda fase do projeto, os treinamentos serão conduzidos pelas equipes do Sebrae e terão foco no negócio dos dentistas. Os profissionais poderão participar de uma grade completa envolvendo assuntos de finanças e outras orientações para a rotina administrativa dos consultórios. “O momento é de reorganização para toda a sociedade. É fundamental que os dentistas estejam preparados para todos os reflexos que a pandemia de Covid-19 trouxe e ainda deve trazer. E a rotina administrativa e de finanças faz parte disso”, diz Slahedinne Zidi, vice-presidente de marketing e educação.

Os webinars seguem até o dia 22 de maio. As apresentações acontecem sempre às 17h. As inscrições e programações completa do curso podem ser feitas no site: www.straumann.com/group/br/pt/discover/-contacomigowww.straumann.com/group/br/pt/discover/-contacomigo/-contacomigo-profissional/preparacao.html

Fonte: Antonio Parente

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email