Inicia construção de “barraginhas” no Ceará

Agora, com a idéia dis­seminada em comunida­des rurais da região, acon­tecerá a parte mais importante e que poderá trazer ganhos à população

Neste final de semana, a região do Cariri, no Estado do Ceará, avançou em um projeto que pode ajudar a diminuir a falta de água. É o início da construção de 500 barraginhas na região. Tecnologia de fácil aplicação e de custo baixo, as barraginhas têm trazido alento a diversas regiões do país, especialmente no Semi-Árido mineiro e nordestino.

No Ceará, houve um curso no final de março de 2007 no município de Jardim. O engenheiro agrônomo da Embrapa Mi­lho e Sorgo (Sete La­goas-­MG) Luciano Cordoval de Barros foi um dos responsáveis. Na ocasião, fez-se um diagnóstico dos locais onde seria necessária e possível a construção de barraginhas. Como demonstração, duas barraginhas foram construídas.

Agora, com a idéia dis­seminada em comunida­des rurais da região, acon­tecerá a parte mais importante e que poderá trazer ganhos à população. A previsão é de que as 500 barraginhas sejam construídas em quatro municípios da região. No sábado, elas começaram a ser feitas em Jati e, no domingo, o município de Jardim terá mais barraginhas.

Captação da água

Simples, as barraginhas são mini-açudes para captação da água de chuva. Poucas horas de trabalho de uma máquina do tipo pá carregadeira são necessárias para construir uma barraginha. Entre os benefícios diretos do sistema, estão a elevação do nível do lençol freático, o controle de erosões e voçorocas e o ressurgimento de vegetação ciliar.

O trabalho no Cariri é em parceria com a Fundação Mussambê (Fundação de Formação, Pesquisa e Difusão Tecnológica para uma Convivência Sustentável com o Semi-Árido) –que atua na região desde 2004, quando foi criada–, com a Fundação Banco do Brasil e com as prefeituras dos quatro municípios que serão beneficiados.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email