Pesquisar
Close this search box.

Infraestrutura conjunta nas ruas

Wilson Lima e David Almeida vistoriam início dos serviços em 10 mil vias da capital

O governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida vistoriaram, nesta segunda-feira (02/05), o início dos serviços de recapeamento asfáltico de 10 mil ruas da capital, que fazem parte do programa Asfalta Manaus. Os trabalhos foram iniciados na travessa 7, bairro Alvorada 1, zona centro-oeste.

Hoje também tem início a recuperação das vias dos bairros Nova Cidade e Santa Etelvina, ambos na zona norte de Manaus. Segundo a Prefeitura de Manaus, serão 600 ruas recapeadas nesses três bairros. Em média, os serviços duram 15 dias por bairro. Ao todo, serão 31 frentes de obras espalhadas por toda a cidade.

Na última quinta-feira (28/04), governador e prefeito deram a ordem de serviço para a recuperação e pavimentação do sistema viário de Manaus.

“Estamos fazendo a parceria com a prefeitura, assim como com as prefeituras do interior, e a gente sabe o quanto o nosso estado é carente de infraestrutura, sobretudo aqui na capital. Quando a gente coloca asfalto, a gente está dando dignidade para essas pessoas, está resgatando a autoestima dessas pessoas”, destacou Wilson Lima.

Parte dos investimentos no programa Asfalta Manaus são recursos estaduais, da ordem de R$ 150 milhões. O montante foi repassado, por meio de dois convênios, para a Prefeitura de Manaus, e fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 580 milhões, anunciados pelo governador Wilson Lima para obras e serviços na capital.

Os convênios Asfalta Manaus 1 e Asfalta Manaus 2 foram firmados por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas e com execução das obras pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“A gente espera antes de dezembro ter alcançado as 10 mil ruas da nossa cidade com o novo padrão, porque agora não é mais tapa-buraco. Com a parceria com o governador, nós vamos chegar recapeando as ruas. Nós estamos aqui em uma rua secundária, não é a principal. Isso faz com que a gente possa dar uma melhor qualidade de vida ao povo da nossa cidade”, disse o prefeito David Almeida.

Segundo David, o novo padrão envolve a aplicação de uma camada asfáltica de cinco centímetros de espessura.

“Há bastante tempo a gente não tinha uma infraestrutura como essa. Como morador, fico feliz, fico alegre de estar vendo isso aqui hoje porque era um sonho do bairro. Os carros não vão quebrar mais. Aqui mora gente de baixa renda. As pessoas ajeitavam seus carros para trabalhar, caíam no buraco e quebravam”, disse o autônomo Junior Martins, que mora há 33 anos no Alvorada.

Obras

A travessa 7, localizada no bairro Alvorada 1, é a primeira a receber as obras. Na sequência, mais vias do bairro serão contempladas. A rua Borba, no bairro Nova Conquista, também receberá novo asfalto. Durante a semana, os demais bairros como o Coroado, Alvoradas 1, 2 e 3, Centro, Nossa Senhora das Graças, Santa Etelvina e Nova Cidade receberão obras intensificadas.

“Depois de mais de 20 anos que o bairro Alvorada só via asfalto nas suas vias principais, hoje tem o prefeito e o governador atuando de forma direta. Estamos do lado da comunidade e das pessoas que mais precisam. Todas as empresas terceirizadas serão fiscalizadas pelos engenheiros da Seminf, como determinou o prefeito David Almeida”, destacou o titular da Seminf, Renato Júnior.

Mais de 500 máquinas, um efetivo de 600 servidores, além de toneladas de massa asfáltica serão empregados na execução das obras. As equipes irão trabalhar com a fresagem das vias, retirando o asfalto desgastado, aplainando as vias e aplicando o novo asfalto.

No bairro Nova Cidade, mais de 230 ruas serão totalmente recapeadas; já no Alvorada 1, 2 e 3, mais de 250 vias serão atendidas, enquanto no Santa Etelvina, 130 ruas serão contempladas. Essas 610 ruas são referentes apenas ao início dos trabalhos, pois a meta são 10 mil vias totalmente recapeadas.

“Estamos entrando nas áreas mais difíceis e eu gostaria de reforçar esse compromisso que temos com a cidade de Manaus e com o Estado do Amazonas como um todo. No final das contas isso vai beneficiar a quem mais precisa. Quando a prefeitura e o Estado se unem, isso aqui é o resultado. Estamos neste convênio trazendo respeito e dignidade às pessoas”, finalizou o governador Wilson Lima.

Os bairros Planalto, Alvorada, Centro, Coroado e Nova Conquista serão os primeiros a ser beneficiados, a partir desta segunda-feira, 2/5, pelo programa “Asfalta Manaus”, que teve a ordem de serviço assinada, na última quinta-feira, 28/4, pelo prefeito David Almeida, e o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar