A 10ª edição do manual Info200 chega às bancas de todo o Brasil esta semana. A publicação apresenta uma análise detalhada do desempenho das 200 maiores empresas de tecnologia do país que, juntas, faturaram US$ 95 bilhões, em 2006. Isto significa um avanço nominal de 15,9% diante dos US$ 82 bilhões registrados em 2005.
O valor representa mais que o dobro da receita apurada três anos anteriores. Quando se olha para o PIB, as 200 maiores de tecnologia contribuíram com 10%, um patamar de participação que vem se mantendo estável ao longo dos últimos seis anos.
A maioria das empresas – 143 companhias- teve um ano de crescimento em 2006. Em média, as vendas aumentaram 6% em relação ao que esse mesmo conjunto de empresas faturava em 2005, já descontada a inflação de 3,85% medida pelo IGPM (Índice Geral de Preço de Mercado). Na comparação com o desempenho global da economia do país, as 200 maiores em tecnologia cresceram mais que o PIB (2,9%) em reais.
Para preparar a lista das 200 maiores empresas de tecnologia, a Info começou a coleta de dados financeiros no mês de abril. Foram enviados 819 e-mails a presidentes de empresas de TI com os formulários da pesquisa.
É com base nos dados informados pelas próprias empresas, em balanços publicados, em dados extraídos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e do Diário Oficial do Estado de São Paulo e em estimativas da redação da Info, que saem as 200 maiores do ranking, classificadas pelo total de vendas em 2006.
A preocupação com o ambiente ganhou espaço também dentro das empresas de tecnologia do Brasil. Das 200 companhias, 18 participantes possuem a certificação ISO 14000, que atesta a responsabilidade ambiental no desempenho de suas atividades.
A indústria de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é responsável por cerca de 2% das emissões globais de dióxido de carbono (CO²), percentual próximo ao da aviação. Além disso, é um dos setores que mais utiliza recursos naturais na fabricação de seus produtos.
Melhor do ano
A Semp Toshiba recebeu o prêmio de Empresa do Ano do Info200. Em 2006, a companhia aumentou suas vendas de computadores em 99% e atingiu um faturamento de US$ 194.6 milhões. A estratégia vencedora está relacionada à fabricação de PCs sob medida.