Pesquisar
Close this search box.

Inflação medida pelo IPCA desacelera para 0,24% em julho

A inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial de preços, apurou alta de 0,24% em julho, revelou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Trata-se de uma desaceleração frente a junho, quando o índice ficou em 0,28%. A variação do índice ficou em linha com as estimativas de analistas do mercado financeiro, divulgadas no boletim Focus do Banco Central (0,24%). Nos últimos 12 meses, a inflação chega a 3,74%. No ano, o índice acumula alta de 2,32%.
A maior contribuição para o comportamento da inflação veio do grupo Alimentação e Bebidas, que registrou alta de 1,27%. Sozinhos, leite e derivados tiveram alta de 11,31%, superando a elevação registrada em junho, que foi de 7,35%. Só o leite pasteurizado teve alta de 15,77% em julho e acumula, no ano, aumento de 44,64%.
As outras categorias que pressionaram o índice geral no mês passado foram empregados domésticos (1,14%) telefonia fixa (0,60%), passagens de ônibus interestaduais (4,78%), cigarro (0,88%) e planos de saúde (0,69%). O INPC registrou inflação de 0,32% em julho. No ano, a inflação está em 2,53%. Nos últimos 12 meses, a taxa acumula alta de 4,19%.

Queda nas tarifas de energia/b>

Por outro lado, as categorias de produtos não-alimentícios tiveram queda de 0,03%. O destaque foram combustíveis (-0,98%), principalmente na redução do álcool, de 6,96%, e da gasolina de 0,51%. A energia elétrica recuou 3,01%. A deflação registrada em São Paulo em julho – de 0,17%, contra alta de 0,35% em junho – se deu justamente pela queda nas tarifas de energia elétrica – na região metropolitana de São Paulo, as contas de energia tiveram redução de 9,12%.
Já na telefonia fixa, segundo o IBGE, houve aumento de 0,60% no mês passado em relação a junho, devido a um reajuste de cerca de 2% nos valores da assinatura e de 3% nas tarifas de ligações entre telefones fixos e móveis. A maior alta foi a registrada na região metropolitana do Rio de Janeiro (3,76%) – além do 0,46% de reajuste, foi incorporado o percentual de 3,30% relativo ao impacto da transição na forma de tarifação e cobrança das chamadas locais, que passou de pulsos para minutos.
O IPCA é o índice oficial do governo para a definição das metas de inflação. O centro da meta do IPCA para este ano é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo. O IPCA é medido em nove regiões metropolitanas, além de Brasília e Goiânia.

Venda de computadores cresce 20% no 1° semestre

Estudo divulgado pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) aponta que o mercado brasileiro de PCs movimentou 2,340 milhões de unidades no segundo trimestre de 2007, o que significa um crescimento de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior. A alta ocorreu, novamente, devido ao aumento do consumo no segmento doméstico. No semestre foram comercializados 4,334 milhões de PCs, um crescimento de 20%.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes