Pesquisar
Close this search box.

Indústria tem alta no faturamento, mas uso da capacidade de produção cai

O faturamento da indústria voltou a crescer no mês de setembro em relação ao mês anterior, subindo 1%, de acordo com os dados divulgados na quanta-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Em relação ao mesmo mês de 2008, porém, houve queda de 4,7%. Do mês de janeiro a setembro, o faturamento acumula queda de 7,5% em relação aos nove primeiros meses do ano passado.
Apesar disso, a utilização da capacidade instalada caiu em setembro para 79,8%, contra 80,2% em agosto.
Em setembro do ano passado, a utilização do parque produtivo era de 83%.
O emprego na indústria registrou pequeno aumento de 0,2% em relação a agosto.
Em relação a setembro do ano passado, acumula queda de 4,8%. No ano, a queda acumulada é de 3,5%.
O número de horas trabalhadas também cresceu, variando 0,4% de agosto para setembro.
Na comparação com o mês de setembro de 2008, a queda foi de 10,4%. Do mês de janeiro a setembro a queda acumulada é de 9,1%.
Já a massa salarial ficou estável em setembro em relação ao mês anterior. Na comparação com setembro de 2008, a queda é de 3,9%. Nos nove primeiros meses de 2009, há queda de 2,1%.
Apesar de o setor industrial ter apresentado dados positivos em setembro em relação ao mês anterior, o economista da CNI Flávio Castelo Branco acredita que a indústria ainda não superou totalmente os efeitos da crise econômica, desencadeada em setembro do ano passado.
“Vemos que a indústria vem período após período tentando recuperar o seu nível de produção de um ano atrás. Mas, quando fazemos a comparação com um ano atrás, vemos que ainda não superamos os efeitos da crise”, afirmou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar