Indústria de shoppings cresce no país

Como parte do ciclo de atividades promovido pela 10ª Brasilshop – Feira e Congresso Internacional de Varejo, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) divulgou, em coletiva de imprensa realizada ontem, em São Paulo, números atualizados sobre o desempenho da indústria de shoppings em todo o país neste primeiro semestre de 2010.
Cada vez mais, os consumidores de centros de compras são atraídos pelos diferentes processos de modernização, expansão e ampliação dos segmentos de atendimento, a partir do aumento das opções de lazer com salas de cinema de última geração; teatros; grande variedade gastronômica nas praças de alimentação; academias de ginástica cada vez mais equipadas; entre outras opções que geram um aumento no fluxo de pessoas, e consequentemente, mais vendas.
Segundo a Alshop, de janeiro a junho deste ano, 14 novos shoppings entraram em operação, agregando conforto, climatização e facilidade de estacionamento. Destes, cinco foram abertos na região Nordeste (dois no estado do Ceará, dois no Maranhão e um em Pernambuco); dois no Centro-Oeste (um em Brasília e outro em Mato Grosso do Sul); três na região Sudeste (sendo um no estado de São Paulo e dois em Minas Gerais); e quatro no Sul (dois no Rio Grande do Sul e dois em Santa Catarina). Com isso, o Brasil passa a contar com 725 empreendimentos no país.

Aumento de vendas

Soma-se a isso o crescimento de 14,5% nas vendas do primeiro semestre de 2010, resultado este obtido por meio de pesquisa realizada pela TNS Research International. Estes 14 novos centros de compras correspondem a um incremento de 1,97% sobre a posição de dezembro de 2009 apontado pela Alshop na época, representando um investimento total de R$ 1,750 bilhões até então.
Pelo censo realizado pela entidade no fim do ano passado, os shoppings do país abrigavam cerca de 94.318 lojas, e com as informações obtidas recentemente, 1.821 novos estabelecimentos comerciais chegarão juntos a estes novos empreendimentos, totalizando 96.139, que representa um acréscimo de 1,93% sobre a quantidade mensurada em dezembro de 2009.
Ainda segundo a entidade, no quesito geração de empregos, foram criados 18.100 novos postos de trabalho, considerando-se apenas as lojas abertas neste primeiro semestre do ano, totalizando aproximadamente 961.100 funcionários nos estabelecimentos de shoppings, um crescimento de 1,92% ante dezembro de 2009.
Já em relação à quantidade de colaboradores atuando nos empreendimentos, houve um incremento de 1.050 funcionários, produzindo 73.050 colaboradores, 1,46% a mais do que o último mês do ano anterior.

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