Pesquisar
Close this search box.

Indústria de motocicletas tem pior desempenho de 2011

Em junho, a um passo das férias, as indústrias de motocicletas registraram o pior desempenho do ano. Com 163.177 unidades produzidas, o setor obteve um recuo de 19,93% em comparação ao mês imediatamente anterior que, por sinal, foi responsável pela melhor performance de 2011 (203.779 motocicletas fabricadas), de acordo com dados da Abraciclo (Associação Brasileira de Motocicletas e Similares).
Quanto as vendas, o resultado foi 17,71% inferior ao de maio, com 160.720 unidades comercializadas em junho ante as 195.307 vendas registradas no quinto mês do ano.

Férias coletivas

O vice-presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo, argumenta que isso geralmente ocorre devido às férias coletivas dadas no período. “Além do mais, as vendas são antecipadas, por isso também reduzem”, enfatizou.
Com base no balanço do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre produção industrial, o presidente do Simplast (Sindicato da Indústria do Material do Plástico do Estado do Amazonas), Carlos Monteiro, já havia previsto que as vendas teriam uma retração de 15% a 20%.
Apesar do saldo de 3,9% na produção do Mês das Mães ter possibilitado o retorno da atuação positiva no acumulado do ano, com avanço de 0,4%, em virtude da geração de motocicletas, o dirigente chegou a comentar que o início do inverno nas regiões consumidoras traria impactos negativos nas vendas do segmento e, consequentemente, na produção.
Entretanto, por meio da assessoria, o presidente da Abraciclo, Roberto Akiyama, salienta que os avanços em relação ao ano passado evidenciam a percepção de recuperação do setor, que lutava para voltar a boa fase desde a crise no final de 2008.
Segundo dados da Associação, houve uma elevação de 15% no número de motocicletas comercializadas no mercado interno, quando comparado ao de igual período do ano anterior (139.759 unidades). No caso da atividade das indústrias, também houve elevação em relação ao mesmo mês de 2010, um incremento de 14,5%.
Para animar ainda mais o setor, no acumulado do ano, as indústrias já totalizam 1,08 milhão de unidades fabricadas, o que representa 59% do que foi anotado nos 12 meses do ano passado (1,83 milhão). Durante os seis meses de 2011, também foram vendidas 1,03 milhão de unidades, um arrocho de 18,4% frente ao mesmo período de 2010 (872,83 mil unidades).
O representante da Fieam declara que o desenvolvimento do polo de duas rodas no segundo semestre é mais promissor que o do primeiro. Embora admita que as medidas do BC (Banco Central) possam ‘dar o ar da graça’ e inibir o consumo, para Azevedo, a estimativa é que haja um crescimento de 5% a 6% de um semestre para o outro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar