Pesquisar
Close this search box.

Indígenas brasileiros se mostram à frente de Galileu Galilei e Isaac Newton

Os indígenas brasileiros fizeram uma descoberta que Galileu Galilei ignorou e Isaac Newton chegou à mesma conclusão somente quase um século depois: que a lua é a principal causadora das marés. E que a pororoca, o fenômeno provocado por elas, em que as águas bravas do mar se chocam violentamente contra as de rios, como do Amazonas, dando origem a grandes ondas, ocorre próxima às fases da lua nova e cheia, conforme hoje se sabe e eles já descreviam em seus antigos mitos.
O pioneirismo dos índios brasileiros foi descoberto pelo o astrônomo Germano Bruno Afonso, professor visitante do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul). O especialista abordou este assunto na sexta-feira, 17, em uma conferência realizada durante a 61ª Reunião da SBPC.
Segundo o astrônomo, em 1632 Galileu publicou o livro “Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo: ptolomaico e copernicano”, em que afirma que a principal causa das marés seriam os dois movimentos circulares da Terra: o de rotação em torno de seu eixo, que ocorre todos os dias, e o de translação em torno do sol, que acontece anualmente, desconsiderando a influência da Lua. Somente em 1687, Isaac Newton demonstrou que a causa das marés é a atração gravitacional do sol e, principalmente, da lua sobre a superfície da Terra.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar