Índice de manutenção do carro apresenta segunda menor alta do ano

Boa notícia para o consumidor: o IMC, Índice de Manutenção do Carro, que mede o custo para o motorista andar e manter o seu carro, calculado pela Agência AutoInforme – mais conhecido com Inflação do Carro – fechou julho com alta de 0,26%, a menor desde fevereiro e a segunda menor do ano. O custo de manutenção ainda está elevado no ano, com alta acumulada de 4,10% (patamar próximo da inflação oficial do país), mas o fato positivo é o ritmo menor de aumentos, dando indícios de que o pior já passou e foi superado.
Os preços dos combustíveis, que representam a maior parte do gasto do motorista, têm se mantido estáveis e no acumulado no período de janeiro a julho estão em queda.
A gasolina fechou julho com queda de 0,16% e entre janeiro a julho está 0,68% mais barata. O álcool chegou a impulsionar a alta de julho, ficando 1,1% mais caro, mas no acumulado do ano está custando 2,31% menos.
Os estoques de álcool estão elevados e o período da entressafra, a partir de dezembro deste ano, não deve afetar de forma agressiva os preços na bomba.
Outro fator que indica uma provável estabilidade na inflação do carro é a queda de preço dos serviços, setor que mais subiu neste ano. Apesar de acumular alta de 8,24% de janeiro a julho, os serviços ficaram 0,51% mais baratos no mês passado, uma clara inversão da tendência de alta que vinha sendo observada no primeiro semestre.
Por sua vez, as peças de reposição apresentam aumentos abaixo da inflação: o aumento foi de apenas 1,71% nos primeiros sete meses do ano.
O item da cesta de produtos e serviços que mais subiu no mês passado foi o filtro de ar, que ficou 7,1% mais caro. No acumulado do ano, no entanto, o filtro teve uma alta de apenas 5,67%.
A lona de freio, ao contrário (segundo item que mais subiu de preço em julho), subiu 5,39% no mês passado, mas acumula aumento expressivo no ano: 35,9%. Confira a seguir as maiores altas no mês e durante o ano de 2008.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email