Pesquisar
Close this search box.

Indicador da Seplan aponta avanços do setor local de duas rodas

Os fabricantes de veículos de duas rodas do PIM (Pólo Industrial de Manaus) devem encerrar 2007 com um dos melhores desempenhos dos últimos anos. A previsão é que 1,730 milhão de unidades saiam das linhas de produção até o final de dezembro, um aumento de 21% em relação ao ano passado.

Em agosto, de acordo com o Indicador de Desempenho do Estado do Amazonas, elaborado pela Seplan (Secretaria de Estado do Planejamento), já haviam sido fabricados 1,259 milhão de veículos duas rodas contra 904 mil unida­­des produzidas no mesmo­ pe­­ríodo de ano passado.

Os bons resultados alcançados pelo setor são produto dos investimentos que os grandes fabricantes vêm fazendo ao longo do ano, de acor­­do com avaliação do asses­sor da Seplan, Isac Alves.

Estimativas do Cieam (Cen­­­­tro da Indústria do Es­­tado­ do Ama­­zonas) projeta­ram em US$ 120 milhões os inves­ti­mentos no setor de duas rodas este ano. Para os próximos meses, a tendência, segundo Isac Alves, é que esse avanço da produção­ seja mantido, con­­siderando o anúncio feito pelas maiores fábricas do setor durante a viagem do gover­­nador Eduardo Braga à Ásia, em novembro.

Produtos populares

O aquecimento do mercado tem sido o principal propulsor da produção no setor. Os veículos de duas rodas oferecem excelentes resultados porque oferecem baixo cus­to de manutenção, rapidez­ no trânsito e variedade de mo­­delos que vão de encontro ao gosto do consumidor.

Do total de 1,730 milhão de motocicletas projetado pa­­ra este ano, 1,510 milhão vão ficar no mercado interno e apenas 140 mil unidades se­­­rão exportadas, de acordo com previsão da Abraciclo (As­­so­ciação Brasileira dos Fa­­bricantes de Motocicletas, Ci­clomotores, Motonetas, Bi­­cicletas e Similares).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar