Pesquisar
Close this search box.

Indagações reiteradas

Indagações reiteradas

Trarei hoje algumas dúvidas que, volta e meia, as pessoas me perguntam e que  decidi batizá-las de “indagações reiteradas”, até mesmo porque é exatamente isso que elas são, uma espécie de onda que vai e volta com seu movimento sinuoso. Como disse no artigo da semana passada,  “basta apurar o olhar que a percepção de tais questões linguísticas vem a galope”. É gratificante e nítido perceber o interesse de alguns em aperfeiçoar seus conhecimentos quanto ao idioma pátrio.

Quero colo…

No dicionário encontramos várias definições para esse vocábulo, vamos a elas?  “Colo. s. m. 01. Anat. Pescoço. 02. Base do pescoço de certos animais. 06. Regaço.” A definição, no entanto, que se adapta ao exemplo acima é a de número 06, qual seja, “regaço”, mas o que isso significa ao certo? “Regaço. s. m. 04. Fig. Lugar de repouso ou abrigo.” Regaço, por sua vez, possui diversas acepções no dicionário, mas para nós interessa a que encerra o sentido figurado. Sendo assim, “colo” é exatamente isso, quando está no sentido conotativo, figurado, o de lugar de aconchego, repouso, descanso, paz.

Espiral X Aspiral

Estávamos conversando sobre material escolar, preços astronômicos e coisa e tal, quando, de repente, a dúvida pairou no ar. Rapidamente fiz com que o dicionário fosse consultado e logo foi observado que “aspiral” não é dicionarizado. Quando  está se referindo a, por exemplo, aquele tipo de caderno com uma espécie de ferro retorcido ele é chamado de caderno com espiral ou de espiral.

Mascando X Mastigando

Há quem repreenda o outro ao ouvir ou ler a palavra “mascando”. Fato análogo ocorre com “estralando”. Como já falei, em outras ocasiões, corrigir alguém requer discrição, traquejo e, principalmente, certeza no que está propondo. No caso, de “mascando” e de “estralando” ambas estão corretíssimas. Mas e quanto a “mastigando” e “estalando”? Essas duas últimas já são mais conhecidas e acredito não propiciarem dúvidas. FICA A DICA.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar