Pesquisar
Close this search box.

Incubadoras garantem mais sobrevida a novos negócios

Pelo menos 70% das empresas fecham as portas antes mesmo de completarem três anos de funcionamento, segundo levantamento feito pelo Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas). De acordo com a pesquisa, a falta de conhecimento administrativo é a principal causa desse índice. Esse percentual cai para menos de 20% quando os empresários utilizam os serviços de apoio das incubadoras, que oferecem o suporte a novos empreendimentos.
Em Manaus, a FIT (Fucapi Incubadora de Tecnologia), que compõe a estrutura de apoio ao empreendedorismo da Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica), tem capacidade para até 30 novas empresas das áreas de tecnologia da informação e comunicação, design, engenharia e bionegócio. O complexo abriga, atualmente, quatro empresas, e outras três em processo de contratação, sendo uma de biocosméticos, uma de biotecnologia e uma da área de Tecnologia da Informação e Design.
Segundo o coordenador da FIT, Euler Souza, para que uma empresa possa receber apoio da Fucapi ela precisa contar em seu projeto com conteúdo tecnológico, apresentar um produto inovador e ter um significativo potencial de crescimento em sua área de atuação. “Um comitê técnico multiprofissional avalia todos esses requisitos quando os empresários procuram a Fucapi. Quem opta em utilizar os serviços da FIT precisa saber que será muito cobrado em seu desempenho. O empresário deve estar disposto a dedicar seu tempo e conhecimento ao empreendimento que está disposto a lançar no mercado”.
Na incubadora da Fucapi, os empresários contam com consultorias e assessorias especializadas, treinamento, suporte para registro de marcas e patentes, suporte para marketing e publicidade, informação sobre investimentos, financiamentos e editais em suas respectivas área de atuação. Euler afirmou que empresas nas mais distintas áreas de mercado já atuam em Manaus em parceria com a FIT. “Estamos trabalhando em parceria com empresas de automação industrial, mídia instantânea, biocosméticos, guias virtuais e outros nichos de mercado que estão de acordo com os pré-requisitos”. Além da consultoria, as empresas podem contar ainda com a estrutura física da incubadora, facilitando ainda mais a interação dos funcionários com os profissionais da Fucapi.
Ainda de acordo com o coordenador, os empresários podem procurar a Fucapi mesmo no processo inicial da criação do projeto. “Sempre trabalhamos juntos para que esse projeto seja amadurecido, mas caso observemos que ele não atenda nossos requisitos, podemos encaminhá-lo para outros parceiros que poderão auxiliar no seu desenvolvimento”.

ESTRUTURA

A estrutura física da FIT consiste de um prédio de quatro andares com 1900 m² de área construída; módulos empresariais com áreas que podem variar de 15 a 60 m²; recepção; área de convivência; copa; energia, água e internet banda larga; laboratório de informática; laboratório de design; laboratório de biotecnologia; sala de reunião e treinamento.

SERVIÇO

Empresários que têm interesse em apresentar seus projetos e trabalhar em parceria com a Fucapi podem mandar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo telefone 2127-3051.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar