Pesquisar
Close this search box.

Inclusão e exclusão no mercado de trabalho

https://www.jcam.com.br/artigo_cad1_2508.jpg

Somos um país que utilizamos em maior grau a exclusão do que a inclusão em todos os sentidos. Profissio nais e pessoas sentem isto de modo significativo e muito é feito de equivocado neste contexto. Ter pouca experiência profissional é prejudicial, assim como muita pode ser discriminado e colocado à margem dos acontecimentos.
A busca do primeiro emprego é algo extremamente angustiante e em contrapartida a idade avançada mesmo com experiência é um grande limitador para uma recolocação no mercado.
As oportunidades aparecem e desaparecem de modo muito rápido para os não articulados. Em compensação de modo quase sempre inexplicável, para uma pequena minoria as oportunidades são em número maior e com uma duração muito superior. Muito precisa ser feito para balancearmos tal situação de inclusão e exclusão, mas há jeito.
A inclusão profissional e pessoal em nossa realidade nos mostra que devemos melhorar muito em relação ao pensamento estratégico global para podermos perceber a necessidade de uma participação inteligente e responsável na evolução histórica de nossa sociedade. Não podemos apenas discriminar, precisamos evoluir a ponto de ter consciência daquilo necessário para o bom andamento do processo existente. Precisamos trabalhar a fim de reduzirmos a exclusão com planejamento, organização e controle próprio para cada situação existente.
A generalização exagerada não é um ato saudável para realizarmos em um país em desenvolvimento. Devemos ter visão global, todavia, agirmos de modo específico e assim trazermos novos momentos decisivos para todas as pessoas e processos. O equivoco da exclusão deve ser substituído pela sabedoria da inclusão.
O início da vida profissional e o fim são dois momentos demasiadamente delicados e cheios de estresses desnecessários, pois, o que deveria acontecer era como primeiro emprego pensarmos no grande potencial daquele profissional para colaborar no engrandecimento das organizações enquanto que para o término da vida profissional deveríamos ter a sensação do trabalho cumprido com nossa participação positiva no processo. Nada disso ocorre devido à falta de envolvimento adequado de todos os atores do processo profissional.
Profissionais e empresas se encarregam de dificultar ainda mais o processo de entendimento dos interesses existentes no processo normal do capitalismo criando momentos de tensões sem nenhuma finalidade justificada, mas criadora de dificuldades e exclusões prejudiciais para todos.
Acertos e erros fazem partem do processo de busca da perfeição e devemos procurar um maior número de acertos para justificar as tentativas futuras.
Torna-se necessário definirmos de modo estratégico como queremos ver nossas empresas funcionarem, mas, isto já está sendo feito, todavia, precisamos nos especializar em administrar pessoas e fatos de modo sábio buscando equilíbrio entre as diferenças e respostas com os envolvidos diretamente no processo, pois assim, certamente, será mais fácil entendermos as próprias dificuldades e as dos outros.
Não devemos continuar achando que somos melhor pelo simples fato de possuirmos experiências e estarmos em alguma posição de comando.
Devemos sim, ter inteligência suficiente de ver, analisar, planejar, articular, desenvolver, por em prática, acompanhar, modificar o que for necessário e transformar a realidade para melhor crescer em todos os sentidos e assim conseguirmos acabar com o equivoco de que pouca ou muita experiência faz mal e com isso enxergarmos a grande verdade que é sermos profissional capacitado de saber colocar e até realocar as pessoas nas organizações de modo que elas estejam no local certo para demonstrarem o real potencial existente em si.

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial. E-mail: [email protected]

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar