27 de maio de 2022

Incentivos na área de P&D nas ICTS

As Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) desenvolvem no Brasil um papel fundamental no avanço estrutural do país. São através de Pesquisas e Desenvolvimentos (P&D), que estudiosos traçam planos e projetos para alavancar os setores adjacentes ao científico. Através dessas ações, são beneficiados departamentos como administração pública, saúde, infraestrutura, economia, alimentos, bebidas, construção civil, aeroespacial, entre outros.

Sabemos que hoje em dia, o mercado econômico é bastante concorrido, o que acirra cada vez mais a busca pelo destaque de seu produto ou empresa. O constante desejo de ser diferente faz com que as pessoas envolvidas busquem soluções para que seu material chame mais a atenção do que outros. É nesse momento que todos os olhos se voltam para os centros de pesquisas e tecnologias, com seus desenvolvimentos inovadores e capazes de mudar a história de um setor todo.

A alta competitividade exige esforço de todos os cientistas que atuam nesse ramo, buscando avanços tecnológicos, colocando novos produtos no mercado, com menor custo, melhor qualidade e beneficiando o cliente, tudo isso antes dos demais adversários.

Por conta da pandemia da Covid-19, o investimento na área de P&D ficou mais complicado, principalmente dentro de ICT’s. Não apenas esse setor em específico sofreu perdas, mas todos os demais sentiram o impacto bruto, principalmente quando lembramos dos falecidos e o desgaste na economia. O problema em si não é perder recursos, mas sim, perder mais recursos que já haviam sendo retirados há algum tempo.

No ano de 2020, o âmbito de pesquisa e desenvolvimento receberia o investimento de R$ 1 bilhão, mas por conta da pandemia, o governo passou a replanejar o uso desse dinheiro para custear o pagamento da tarifa de energia para famílias de baixa renda, por 3 meses. Após esse episódio, a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação divulgou um manifesto expondo sua preocupação a respeito da falta de recursos e investimentos num setor que vinha em constante crescimento, mesmo sem o apoio necessário.

Num momento tão delicado de pandemia, entendemos que o governo precisa ajudar os mais prejudicados, mas não podemos fechar os olhos para a importância das ICT’s para o país, principalmente em relação ao avanço tecnológico e industrial. Não podemos esquecer que o Brasil, através de P&D foi um dos primeiros países a sequenciar o genoma do Covid-19 e assim, começar a busca por vacinas e medicamentos. 

O Instituto Butantan, em São Paulo, produziu a CoronaVac, a vacina de imunização contra a Covid-19. O investimento e estudo voltado a área da saúde, principalmente para o setor público, deu oportunidade para a população se vacinar e proteger contra o vírus que ceifava milhares de vidas diariamente.

Saindo do ramo da saúde e entramos na estruturação da administração pública, percebemos a relevância de P&D em relação às tecnologias adotadas para dar continuidade ao trabalho do setor público, levando em consideração a segurança dos profissionais que precisavam continuar exercendo suas funções. Com o intuito de frear a proliferação do vírus, muitos empregados tiveram que trabalhar de casa, adotando o sistema de Home Office.

Trabalhar dessa maneira não seria possível se o setor de tecnologia não adaptasse em tempo recorde a funcionalidade de materiais para o meio digital. O sistema de agendamento de atendimento, por exemplo, facilitou muito o controle de pessoas nos prédios públicos.

Também é possível contar com o setor de ciência, tecnologia e inovação para reerguer a economia do país. São através de estudos e planos de ações que podemos traças estratégias para reduzir tanto custos operacionais quanto governamentais, visando sempre proporcionar algum ganho para a população menos favorecida.

Citamos alguns exemplos de como podemos notar a dimensão de P&D nas ICT’s, que mesmo sem recursos, sobrevive e faz a diferença na vida dos brasileiros. O momento econômico, por mais difícil que seja, não pode deixar de lado uma categoria que possui potencial para reerguer vários âmbitos da sociedade, incluindo o estrutural e econômico. Recursos existem e precisam ser repartidos de forma justa, que consiga dar suporte aos cientistas e estudiosos que dedicam suas vidas em prol de um bem maior.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email