Pesquisar
Close this search box.

Incentivo atrai fábricas de duas rodas ao PIM

De olho no incentivo de 100% de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e com o objetivo de estar mais próximos da clientela, 15 dos fabricantes de componentes para duas rodas que visitaram a cidade neste ano já estão de malas prontas para desembarcarem no PIM (Pólo Industrial de Manaus) até 2010.
Entre fevereiro e maio, 23 fornecedores das montadoras de motocicletas instaladas no pólo vieram à capital amazonense para prospectar negócios com novos clientes e conhecer as condições da região para a abertura de novas unidades fabris. Das 15 organizações que já se decidiram pelo desembarque em terras amazonenses, oito já encaminharam projeto à Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e à Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico).
O contato entre os fabricantes de peças para duas rodas instalados em São Paulo e as montadoras do PIM está sendo intermediado pelo vereador Massami Miki (PSL) e pela consultoria Full Time, que promete trazer mais 20 empresários do segmento à capital amazonense, entre julho e outubro.
A abertura de novas fábricas de componentes em Manaus é desejável para fabricantes de bens intermediários e finais, uma vez que permitiria ao segmento de duas rodas reduzir custos de logística e ganhar agilidade na produção.
No caso das montadoras, dependendo da organização há o interesse adicional de atender exigências do PPB (Processo Produtivo Básico) para regionalização de componentes e, assim, usufruir incentivos fiscais.

Bendsteel quer se aproximar de suas clientes

Uma das organizações que está em processo de instalação na capital amazonense é a Bendsteel Indústria e Comércio Ltda, que já atende duas montadoras do pólo de Manaus. Especializada na fabricação de peças estampadas e conjuntos soldados, a firma veio neste ano a Manaus com a meta de acrescentar mais clientes à sua carteira, que hoje conta com mais de 150 empresas, principalmente na área automotiva.
“Pretendemos trazer uma fábrica para cá, pois verificamos uma necessidade em estamparia entre alguns fabricantes do segmento. Já estamos com praticamente tudo encaminhado, mas ainda procuramos um imóvel para comprar. Em um primeiro momento já contamos com uma área alugada”, declarou o diretor da Bendsteel, Osmar Stabile.
Para atender seus clientes em Manaus, a firma projeta investir, inicialmente, R$ 5 milhões em uma fábrica de estamparia na cidade, que deve empregar 120 pessoas no primeiro ano de operação. “Isso apenas em equipamentos e sem levar em conta a necessidade de obras. Se tivermos de construir, o valor será muito maior”, ressaltou Stabile.
Há 12 anos no mercado, a Bendsteel emprega 220 funcionários em São Paulo e cresceu 12% na comparação dos quatro primeiros meses de 2008 com igual período do ano passado. Faz parte do mesmo grupo empresarial da Loopsmol, fabricante paulista de molas de precisão que conta com 250 empregados e 22 anos de atuação no mercado.

Projeto
industrial
Com o objetivo de garantir o usufruto dos incentivos fiscais da ZFM (Zona Franca de Manaus), a Bendsteel já encaminhou às autoridades seu projeto industrial, que deve ser avaliado nas próximas reuniões do CAS (Conselho de Administração da Suframa) e do Codam (Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas).
Fornecedora de espumas flexíveis e peças estampadas anti-ruído para oito clientes do PIM (entre eletroeletrônicos e duas rodas), a Nichibras também pretende trazer uma fábrica para a capital amazonense, mas ainda está na fase de montagem de projeto. Inicialmente, a empresa pretende investir montante em torno de R$ 2 milhões na nova instalação, cuja linha de produção deve empregar 35 pessoas no primeiro ano de operação.
“Em um primeiro momento vamos investir apenas em equipamentos. Há uma necessidade de estar mais presente em Manaus, porque a logística ainda é complicada. Estando aqui, poderemos trabalhar no sistema just in time, o que poupa tempo do cliente e evita a necessidade

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar