Inadimplência mantêm alta, mas começa a perder fôlego

A inadimplência das empresas brasileiras cresceu 27% no acumulado de janeiro a maio de 2009, na comparação com o mesmo período de 2008.
Foi o que revelou o Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Jurídica. Segundo o levantamento, apesar da elevação, a inadimplência das empresas vem perdendo fôlego. Nos 3 primeiros meses de 2009, a inadimplência das pessoas jurídicas havia crescido 33,1%, e no acumulado de janeiro a abril, 28,3%, quando comparado com os mesmos períodos de 2008.
Mesmo com a perda de ritmo, os técnicos da Serasa Experian ressaltaram que o aumento na inadimplência de pessoa jurídica, de 27%, verificado no acumulado de janeiro a maio de 2009, é alto e mostra que as empresas ainda enfrentam muitas dificuldades: a recessão nos países desenvolvidos, que prejudica as exportações; a queda nos preços das commodities, com efeitos no agronegócio, e a ruptura dos fluxos financeiros, impactando no financiamento da atividade e dos investimentos empresariais.
Na variação de maio de 2009 sobre maio de 2008, a inadimplência das empresas aumentou 21,9%. Para os analistas, a evolução refletiu a relação entre dois períodos com conjunturas diferentes: com a crise (2009) e sem (2008).
Quanto à relação de maio de 2009 ante abril último, a inadimplência das pessoas jurídicas avançou 7,2%.
De acordo com os especialistas, a alta é justificada pelo menor número de dias úteis no quarto mês do ano.
Os analistas concluíram, contudo, que a melhora da atividade econômica em maio, com o processo de redução dos juros, a volta gradual do crédito e a ampliação do consumo, deve contribuir para a reversão do quadro atual da inadimplência das empresas no segundo semestre.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email