Pesquisar
Close this search box.

“Importante é escrever com o coração” diz Renato Modesto

“Importante é escrever com o coração” diz Renato Modesto

Ver um filme, uma novela, uma série na TV é fácil. Difícil é escrever o roteiro desses trabalhos e ainda agradar quem o assiste. O Jornal do Commercio ouviu o roteirista Renato Modesto, que está promovendo um curso online de ‘Roteiro Audiovisual’. Além de roteirista, Renato é escritor e ator, tendo escrito livros e peças de teatro. Na TV Globo foi colaborador e co-autor de novelas. Na Record, escreveu duas temporadas da premiada série ‘Milagres de Jesus’ e a novela ‘Terra Prometida’, que dobrou a audiência da emissora. Também é professor de Escrita Criativa, Criação Literária e Roteiro Audiovisual. Fundou a Usina das Letras, em 2019, e vende cursos online através da Plataforma Hotmart, somando até o momento mais de 2.000 alunos.

Jornal do Commercio: Como está o mercado de trabalho para o roteirista?

Renato Modesto: Assim como todas as outras áreas, o mercado do audiovisual sofreu um impacto negativo em 2020 por conta da pandemia da covid-19. Mas segue como um mercado em expansão. Hoje em dia, além dos canais abertos de televisão, temos os canais fechados com uma demanda crescente por produção nacional, interessados muito especialmente no desenvolvimento de séries. Temos também o cinema nacional, além das mídias digitais. Trata-se, portanto, de um mercado promissor, que pode gerar bom retorno profissional e financeiro.

JC: O que um roteirista precisa fazer para mostrar seu trabalho: procurar uma produtora de cinema, um canal de televisão?

RM: Tanto os canais abertos de televisão quanto as produtoras audiovisuais estão sempre em busca de novos projetos para desenvolvimento. Meu conselho é que os roteiristas façam um levantamento dos canais e produtoras de sua cidade, enviando para eles seus roteiros e projetos de telenovelas, filmes e séries. Essas empresas possuem pessoas especializadas que fazem leituras críticas deste material, comprando os direitos do que interessa, muitas vezes contratando o roteirista criador do projeto para o seu desenvolvimento. Importante ressaltar que, antes de divulgar um material inédito, o roteirista deve registrá-lo, por exemplo, na Fundação Biblioteca Nacional.

JC: O que, especificamente, você ensina no curso de roteirista?

RM: No ‘Roteiro Audiovisual’ ensino as três etapas necessárias para que um roteirista parta de uma ideia inicial e chegue a um roteiro completo, pronto para ser produzido. Os módulos são os seguintes: ‘Bases do Roteiro’, ‘Fundação da Obra’, ‘Estrutura do Roteiro’, ‘Roteiro em Construção’ e, finalmente, ‘Escrevendo o Roteiro’. A ideia inicial para se escrever um roteiro pode partir de quatro fontes: a experiência pessoal, a observação da experiência alheia, a pesquisa e a pura imaginação. Cada uma dessas possibilidades é analisada em detalhes no curso. A história que mais chama a atenção é aquela que provoca empatia, isso é, aquela com a qual nos identificamos e que provoca em nós emoções poderosas e transformadoras.

JC: O curso dura quanto tempo? Quem o faz já sai um roteirista?

RM: O curso é rápido e objetivo. São quatro horas de conteúdo original que ensinam, de forma clara e direta, as técnicas e elementos fundamentais da escrita de um roteiro.

Oferece a base necessária para que alguém possa escrever de forma correta esse tipo de obra literária. Quanto a se tornar um roteirista de verdade, só mesmo acrescentando a esta primeira conquista tempo, esforço e prática.

JC: Qual o segredo para se escrever um bom roteiro, é prestar atenção no que a maioria das pessoas gostaria de assistir?

RM: Sem dúvida, estar atento ao gosto popular momentâneo pode ajudar a escrever um roteiro de sucesso. Mas o mais importante, em qualquer gênero literário, é escrever com verdade, com o coração. Se a obra transmite ideias e emoções genuínas, sua chance de comover e agradar aos outros é ampliada de forma natural e autêntica.

JC: Quais os gêneros de histórias podem ser escritos?

RM: Os gêneros mais consagrados são drama, comédia, romance, terror, ação e aventura, crime, suspense, musical, guerra, faroeste, drama social e drama histórico, porém, alguns filmes possuem uma mistura de diferentes gêneros.

Cursos oferecidos por Renato Modesto

– ‘Curso online de Roteiro Audiovisual’, totalmente digital, composto de videoaulas gravadas que o aluno assiste quando quiser.

Acessado pelo: https://www.usinadasletras.com.br

– ‘Curso de Escrita Criativa’, destinado a estimular a imaginação com as modernas técnicas e exercícios de escrita. Os alunos podem enviar seus exercícios de escrita pelo mecanismo de comentários da plataforma e Renato os comenta, fazendo críticas e dando sugestões.

Acessado pelo: https://www.cursosrenatomodesto.com.br.

– ‘Curso de Criação Literária’, com toda a teoria e as técnicas utilizadas para escrever obras literárias potentes, que cativam e emocionam os leitores. É indicado para quem quer expressar sua imaginação e talento na escrita de romances e livros de contos com real valor artístico.

Acessado pelo: https://www.cursosrenatomodesto2.com.br

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar