Pesquisar
Close this search box.

IMMU realiza ação educativa para ‘travessia segura’ na faixa de pedestre

Dicas de travessia segura, distribuição de panfletos informativos e atitudes de respeito no trânsito foram as orientações da Prefeitura de Manaus coordenadas pelos educadores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) na faixa de pedestre localizada no cruzamento das avenidas Sete de Setembro com Eduardo Ribeiro, no Centro, zona Sul.

Os educadores ensinaram aos pedestres o “sinal da vida” antes de atravessar: estender o braço e mostrar aos condutores que sua intenção é só atravessar quando todos os veículos estiverem parados. Aos motoristas, a orientação foi para que respeitassem o direito de travessia do pedestre ao se posicionar na faixa.

“Estamos trabalhando na orientação, tanto dos condutores quanto dos pedestres, sobre a travessia com segurança. Queremos enfatizar que o respeito no trânsito começa com pequenas atitudes, que salvam vidas”, enfatizou a chefe da Divisão em Educação para o Trânsito do IMMU, Jackeline dos Santos.

Para o autônomo Cristiano Coelho, 45, o trânsito só se torna perigoso quando os motoristas e pedestres não observam as leis e sinalizações com a devida atenção.

“O trânsito poderá ser mais seguro se pedestres e condutores agirem com mais respeito às leis e à sinalização. Se todos usarem a faixa de pedestres ou fizerem o sinal antes de atravessar, com certeza evitaremos acidentes”, disse.

Mais um brilho do ‘Natal das Águas, luz da esperança’ é entregue aos manauaras

A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, entregou  mais um brilho do “Natal das Águas”, no chafariz da Ponta Negra, zona oeste da capital. Dessa vez o prefeito de Manaus, David Almeida, ao lado da presidente do Fundo Manaus Solidária, Dulce Almeida, apresentou os ônibus articulados e coletores de resíduos com iluminação de LED e destacou o sentimento de alegria em poder dar aos manauaras o melhor natal depois de um ano tão difícil ocasionado pela pandemia.

“Neste ano merecemos um Natal digno, merecemos dias melhores, por isso estamos recuperando os chafarizes, colocaremos iluminação natalina em diversas ruas e viadutos de Manaus, teremos também uma balsa com o presépio gigante que irá percorrer pelos rios Negro e Solimões. Apresentaremos ações e eventos, um por semana relacionado a essa época tão especial, que é o Natal”, destacou Almeida.

Desde o domingo os ônibus e os coletores já circularão pelos bairros, levando alegria, luz e esperança aos manauaras. Ao todo, são 30 ônibus e 15 carros coletores no primeiro momento. A presidente do Fundo Manaus Solidária informou que neste ano serão mais de 60 dias comemorando essa data tão significativa, e contou também que grandes novidades estão por vir.

Mutirão de infraestrutura revitaliza ruas do bairro Chapada

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza um mutirão de revitalização  das vias  do bairro Chapada, na zona Centro-Sul da cidade, que terá todas as suas ruas recuperadas. O vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, fiscalizou o andamento dos serviços.

“Os mutirões de infraestrutura básica levam muito mais que serviços aos bairros, levam qualidade de vida por meio dessas obras em localidades que há tempos não recebiam a atenção necessária”, afirmou Rotta.

A Seminf  trabalha com cerca de 100 servidores no local em uma força  tarefa envolvendo cinco distritos de obras da cidade, aplicando 100 toneladas de massa asfáltica com retroescavadeira, rolo compressor e caminhões executando os serviços em todas as ruas do bairro, beneficiando os 13 mil moradores da localidade.

Dentro do cronograma determinado pelo prefeito David Almeida e pelo vice-prefeito Marcos Rotta, os mutirões  de infraestrutura devem chegar a todos os bairros da cidade.  De acordo com Rotta, os mutirões levam melhorias às comunidades que muitas vezes foram esquecidas pelo poder público.

Corrida de arrancada Import Drag Race Day acontece neste sábado (06) 

Acontece neste sábado (06) a corrida de arrancada “Festival Import Drag Race 2021”. O evento vai reunir cerca de 50 pilotos apaixonados por carros importados e velocidade. A competição, que conta com o patrocínio da Distribuidora Atem, inicia às 9h, na pista Amazonas Dragway, localizada no quilômetro 6,5 da rodovia AM – 070.

As inscrições  podem ser feitas pelo telefone (92) 99229-8646. O público, além de assistir a prova de arrancada,  também irá ajudar o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC). A entrada para o evento é um quilo de alimento não perecível, que será doado para a instituição.

A gerente de Marketing e Comunicação da Atem, Monique Lasmar, ressalta que as competições de arrancada são tradicionais e sempre atraem muitos adeptos.

O organizador do evento, Hilton Lima Júnior, explica que a corrida vai reunir cerca de 50 carros importados como: BMW, Audi, Volvo, Mercedes, além de abrir espaço para modelos como Passat, Jetta, alguns veículos Honda, entre outros. O objetivo é acelerar esses carros, em uma pista, com total segurança, fazendo um grande espetáculo. O ganhador da prova é aquele que conseguir finalizar o percurso de 201 metros no menor tempo.

Hilton reforça que os protocolos de prevenção à Covid-19 serão seguidos, como o uso obrigatório de máscara e distanciamento, como recomendam as autoridades de saúde.

Foto/Destaque: Divulgação

Caubi Cerquinho

é jornalista, editor da coluna Transporte, Trânsito e Cia
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar