Pesquisar
Close this search box.

Igreja Católica retorna às origens

A escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio para comandar a Igreja Católica foi carregada de simbolismos. É o primeiro jesuíta a se tornar Papa. Um adorador de Jesus Cristo no trono de Pedro. Mostra claramente que a maior religião do Ocidente quer superar os traumas recentes e retomar as origens. O nome escolhido por ele, Francisco, indica ainda que humildade, fraternidade e amor serão as palavras de ordem da comunidade católica a partir de agora. Ao escolher um latino americano, o Vaticano indica que o mundo mudou, a Europa retrocedeu e é preciso avançar. É uma forma também de conter o avanço avassalador dos evangélicos nas Americas. Enfim, foi uma grata surpresa para o mundo.

Marqueteiro

O novo Papa impressionou na primeira aparição. Pediu a oração e inclinou-se em sinal de respeito ao povo. Em Buenos Aires, onde morava, andava de metrô, cozinhava a própria comida e não se curvava aos poderosos. Se a Igreja Católica queria um novo João Paulo 2° em seu comando, parece ter conseguido. Resta saber se ele terá tanta influência quanto o papa polonês, que foi fundamental para o fim dos regimes totalitários comandados pela extinta União Soviética.

Sem sinal

Ainda não foi ontem que o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Bosco Saraiva (PSDB) conseguiu a proeza de transmitir ao vivo uma licitação pela TV Câmara, como havia anunciado. O polêmico pregão para a compra dos kits que serão usados pelos vereadores não foi ao ar. E a culpa não é da Casa. Um poste caiu nas proximidades da Câmara durante a chuva de anteontem e rompeu o cabo de transmissão da NET, impedindo a transmissão. O resultado do certame, entretanto, só será revelado amanhã, provavelmente ao vivo. Oito empresas se credenciaram na disputa.

Pauta recheada

O Tribunal de Contas do Estado julga hoje, a partir das 9h, 15 processos, entre eles nove recursos de gestores que tentam reverter condenações do colegiado. Os ex-prefeitos de Lábrea, Gean Campos Barros, e de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira, estão entre os gestores que aguardam decisão sobre recursos.O secretário de Cultura do Estado, Robério Braga, também está entre os gestores que têm recurso em pauta. O processo dele é referente ao contrato celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e a Liga Independente de Blocos de Carnaval de Parintins, considerado como ilegal pelo colegiado.

Expectativa

Resta saber como o Tribunal de Contas vai tratar o ex-secretário de Educação do Estado, Gedeão Amorim, cujas contas também serão apreciadas durante a sessão. Ele deixou o cargo depois de um longo processo de fritura e, apesar de não fazer declarações públicas, tem dito a amigos que não gostou da forma como foi tratado na saída. Ele é pré-candidato a deputado federal, o que aumenta ainda mais a expectativa.

Briga boa

Aliás, se todas as previsões sobre candidaturas à Câmara Federal se confirmarem, a disputa será a maior de todos os tempos, mesmo se a bancada for acrescida de um parlamentar, como vem sendo tentado. Os nomes mais cotados hoje são os da primeira-dama, Nejmi Aziz (PSD); do deputado estadual Artur Bisneto (PSDB); do próprio Gedeão (PMDB); do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB); do suplente de senador João Pedro Gonçalves (PT) e até do senador Alfredo Nascimento (PR). Os oito atuais parlamentares devem colocar as barbas de molho.

Aposentadoria

O deputado Francisco Praciano (PT) é uma incógnita. Desde o ano passado ele vem percorrendo as empresas e órgãos públicos onde trabalhou em busca da contagem de seu tempo de serviço. Em todos estes locais, disse a amigos que estava preparando a aposentadoria. Na verdade, desde que foi vetado pelo próprio partido quando da escolha do candidato a prefeito de Manaus, no ano passado, ele não esconde um certo abatimento e uma certa frustração. Pode ser que nem dispute a reeleição. Logo ele, que foi o mais votado em 2010.

Caça com gato

Enquanto ninguém resolve o imbrólio do Terminal Pesqueiro, a Federação dos Pescadores do Estado resolveu fazer a sua parte. Está convidando para a inauguração de seu Entreposto de Pescado Frigorífico, que acontecerá neste sábado (16), às 10h. É como diz o velho adágio popular: quem não tem cão, caça com gato. Em tempo: o entreposto fica na rua do Cruzeiro, 34, bairro da Betânia, zona Sul de Manaus.
Só depois

Ao que tudo indica, a discussão sobre a introdução de outros ritmos na festa de aniversário de Manaus, em outubro, ficou para depois do Festival de Parintins. É que, neste momento, as atenções se voltam para a toada e qualquer atrevido que ouse defender a ideia tende a ser trucidado. O assunto, entretanto, é tratado como certeza nos bastidores da ManausCult.

Reações

Já começaram as reações ao reajuste da tarifa do transporte coletivo, que a Prefeitura vem retardando. Na Assembleia Legislativa, os deputados Marcelo Ramos (PSB), José Ricardo (PT) e até Marcos Rotta (PMDB) já se manifestaram contrários à ideia. Na Câmara Municipal, o vereador Waldemir José (PT) anunciou que vai às ruas colher assinaturas contra o aumento. E olha que as organizações estudantis comandadas pelo PC do B ainda não se manifestaram…

Lembrança

Foram estas lideranças estudantis que puxaram a rejeição ao ex-prefeito Amazonino Mendes, no primeiro ano de sua gestão, justamente depois de um aumento de tarifa. Em geral são barulhentos e sabem chamar a atenção da população. E vale lembrar que o PC do B, que fazia oposição histórica ao velho comunista, também é adversário figadal do atual prefeito, o tucano Arthur Neto.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar