Pesquisar
Close this search box.

IGP-DI sobe 0,56% com preços de alimentos

O IGP-DI (Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna) acelerou a alta para 0,56 por cento em março, o maior resultado desde setembro passado e depois de ter ficado praticamente estável em fevereiro, informou a FGV (Fundação Getulio Vargas) nesta segunda-feira. O movimento veio dos preços dos alimentos, que subiram tanto no atacado como no varejo.
Em 12 meses, o índice acumulou alta de 3,32 por cento, ante 3,38 por cento nos 12 meses até fevereiro.
“Os sinais inflacionários mostram que estamos saindo da fase do desaquecimento, que trouxe os preços para baixo no fim do ano passado e no começo desse ano, para uma transição”, avaliou o economista da FGV Salomão Quadros. “Pode ser o fim de um período de desaquecimento em razão da gradual recuperação da economia americana, ausência de sinais de um colapso na Europa esse ano. Os agentes econômicos ficam atentos para isso e os preços se movimentam.”
Segundo a FGV, no atacado, o destaque ficou para os preços dos alimentos processados, que subiram 0,36 por cento no mês passado depois de terem caído 1,06 por cento em fevereiro.
No varejo, o grupo Alimentação também saiu de deflação (-0,02 por cento) para inflação (+0,63 por cento) no período e foi o que mais contribuiu para a alta do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), sob o impacto da redução do ritmo de queda dos preços das carnes bovinas e da alta em hortaliças e legumes.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar