Pesquisar
Close this search box.

IEL completa 37 anos de atuação no Estado

https://www.jcam.com.br/negociosservicos3_cad2_1909.jpg

O IEL-AM (Instituto Euvaldo Lodi do Amazonas) completou ontem 37 anos de atuação no Estado, comemorando o bom desempenho na integração das instituições de ensino com as empresas e o governo. Anualmente, o instituto põe no mercado de trabalho uma média de 13 mil estagiários. No primeiro semestre, 7.000 começaram a trabalhar, junto aos quais deverão se juntar outros 6.000 até o fim do ano, segundo o superintendente do órgão, Wilson Colares da Costa.
O dirigente ressaltou que 90% dos estudantes são contratados pelas empresas após o período de estágio, que pode variar dependendo da organização entre seis meses a dois anos. “O sucesso de qualquer empreendimento depende da busca pela capacitação dos colaboradores, daí a grande procura por estagiários mesmo em tempos difíceis”, ressaltou Wilson da Costa.
Para o superintendente, os resultados negativos do PIM (Pólo Industrial de Manaus), e do comércio em geral, não estão afetando a procura por estudantes por parte das empresas. “Não podemos afirmar que haja uma relação direta, pois quando as instituições precisam cortar pessoal, é do pessoal contratado que elas primeiro abrem mão”, comentou.
Os estudantes do ensino médio ou superior selecionados pelo instituto têm direito a seguro de acidentes pessoais e ao cartão Sesi Saúde, que possibilita o acesso a serviços médicos e odontológicos mais em conta. Os que não conseguem emprego são incluídos em um banco de talentos.
Vinculado ao sistema Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), o IEL atua também na capacitação empresarial, aperfeiçoamento da gestão, pesquisa e inovação tecnológica. Para os micro e pequenos empresários por exemplo, todas as sextas-feiras é oferecido o Programa Conselheiro Master, em que são ministradas palestras por professores e profissionais de sucesso no Estado. O evento é aberto ao público.
O IEL-AM foi a primeira foi primeira instituição estadual a atuar em parceria com a Ufam (Universidade Federal do Amazonas), ao apresentar o curso de pós-graduação em gestão da qualidade total. Foi também o segundo IEL do Brasil a receber a certificação ISO 9000, em março de 1999.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar