Idosos aproveitam vantagens do governo

Eles vieram de todos os cantos do Brasil. De avião, ônibus, carro, em jornadas que, em alguns casos, duraram quase que um dia inteiro até a chegada a Natal, no Rio Grande do Norte. Todos têm duas coisas em comum: mais de 60 anos de idade e mostraram disposição durante os quatro dias em que participaram do 22º Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade.
Regina Ratton, 73, é um bom exemplo. Depois de uma conexão em São Paulo e uma escala em Salvador, a curitibana desembarcou em Natal no domingo no final da tarde. Havia deixado a capital do Paraná ainda pela manhã. Cansaço? Que nada. À noite, na abertura do evento, lá estava ela com seu traje típico, animando a delegação do Estado.
A professora universitária aposentada Leônia, do alto dos seus 83 anos, empunhava com vigor uma bandeirinha da Paraíba, sua terra natal. Desta vez, a viagem foi curta. Cam­pina Grande fica a menos de 300 quilômetros de Natal. Mas ela já correu o mundo. “Conheço toda a Europa e quase todas as regiões do Brasil”, contou a viajante contumaz.
O casal Terezinha e Rivaldo D’Oliveira, ambos com mais de 70 anos, foi um pouco mais longe. Eles têm boas histórias para contar do Japão, apenas um entre as dezenas de países que percorreram. O que mais os entusiasma, no entanto, é o fato de terem comemorado 45 de casados dançando a famosíssima valsa Danúbio Azul no cenário original, lá na Áustria.
“A gente viaja bastante. Como sempre vamos juntos, não podemos viajar ainda mais por conta dos custos”, lamenta o aposentado.
O Congresso, realizado de 17 a 20 de maio, com apoio do Ministério do Turismo, mostrou-se um fórum importante para tratar das questões re­lacionadas à vida dos brasileiros com mais de 60 anos. Nas várias palestras, foram tratados temas como direitos, políticas públicas, turismo na terceira idade e qualidade de vida do idoso.
O evento, realizado a cada ano em um Estado, é também, como os próprios idosos admitem, uma boa oportunidade de reencontro de amigos. E mais que isso: um pretexto para mais uma viagem.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email