Ideias inovadoras no alvo do governo

O empreendedorismo inovador amazonense ganha mais uma vitrine por meio das ações da Seplan-CTI (Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), na 13ª SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) do Amazonas. A semana que tem como objetivo levar a população a ter maior contato com a produção científica e tecnológica amazonense, abrirá espaço para startups que irão demonstrar seus produtos e serviços para um público formado por investidores na segunda edição do DemoDay, atividade que encerra as atividades da SNCT em 25 de novembro.
O DemoDay é coordenado pela Secti (Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com a Fabriq Aceleradora, MEU (Movimento de Empreendedorismo Universitário) e Samgung Ocean Center e ainda conta com o apoio do Sebrae-AM, Fapeam, Abraii, Agin-UEA, In-UEA, UMA SUS Amazônia, Leanorte, Anjos do Brasil e Inseed Investimentos.
Para o evento foram selecionadas startups ou spin-offs (empresas derivadas de união entre outros grupos) provenientes de programas de pré-aceleração, aceleração, pré-incubação, incubação e vinculados ou advindos de outros ambientes ou programas que promovam a inovação e o empreendedorismo no Amazonas. As participantes têm no máximo, quatro anos de atividade e estão em operação no Estado.
No lançamento do edital do 2º DemoDay, em setembro, o secretário de Estado de Planejamento, Thomaz Nogueira, destacou a importância da construção coletiva de uma rede de agentes fomentadores de ideias, projetos e soluções inovadores. “Estamos concluindo o projeto de Nova Matriz Econômica para o Amazonas e vamos precisar muito da contribuição advinda desses arranjos tecnológicos, de propostas que apontem para a realização de bons negócios na diversificação da economia local”, afirmou.

Comunidade animada

O interesse do poder público por uma área inovadora é comemorado pela comunidade de startups, aceleradoras e empreendedores de tecnologia de Manaus, comenta o desenvolvedor Marcelino Macedo. “O interesse do Estado nesse tipo de negócio, pode gerar economia para os municípios. Queremos poder fazer a lição de casa ‘dentro de casa’, mostrando ao poder público que temos capacitação para tal. A intenção é fazer com que o Estado absorva o que é produzido aqui, ao invés de importar tecnologia que além de cara, não gera economia para a região”, disse Macedo.
Para as comunidades Jaraqui Valley e Amazônia Valley (grupos que agregam empreendedores, startups, aceleradoras, hackerspaces, coworkings e ‘anjos’) e interessados no tema, os participantes prometem novidades. “Na maior comunidade, manauara (Jaraqui Valley) temos 55 startups, mas existem muitos mais que ainda não se cadastraram na plataforma. Agora estamos centralizando informações num e-book, contendo não somente desenvolvedores de aplicativos, mas tudo que está ‘rodando’ e faturando”, conclui o desenvolvedor. Ainda sobre negócios e inovação, a quarta etapa da SNCT receberá o “Amazonas Inovador”, uma parceria entre a Seplan-CTI e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
O evento, voltado a estudantes dos ensinos médio e técnico, oferecerá gratuitamente um ciclo de palestras com foco no empreendedorismo e inovação.

Descentralização

Na proposta de descentralização e inovação da Seplan-CTI para a Semana, o evento irá percorrer diversas zonas da cidade difundindo o conhecimento. Além da capital, a cidade de Itacoatiara (distante 270 km de Manaus) também receberá atividades.

O QUE? 2º DemoDay – Público alvo: Investidores
ONDE? Samsung Ocean Center (av. Darcy Vargas, Parque Dez de Novembro)
QUANDO? 25 de novembro

O QUE? Amazonas Inovador – Público alvo: Estudantes do ensino médio e técnico
ONDE? Senai (av. General Rodrigo Otávio, Distrito Industrial)
QUANDO? 18 de novembro, das 13h às 19h

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email