Pesquisar
Close this search box.

Idec lança portal para candidatos à Presidência

Está no ar a Plataforma dos Consumidores para os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2010, elaborada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e demais entidades do FNECDC (Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor). O objetivo é que todo eleitor possa participar enviando propostas para os candidatos.
Para o Idec é urgente que o próximo governo crie as condições para que a regulamentação incorpore a proteção do consumidor e, por isso, enviou aos presidenciáveis um documento formal com as 10 propostas para a proteção do cidadão nas relações de cownsumo.
Pedindo adesão à Plataforma, o Instituto enviou cartas a Dilma Rousseff (PT), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), José Serra (PSDB), Levy Fidelix (PRTB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria de Almeida (PSTU).
O primeiro candidato a aderir às propostas foi Plínio Sampaio. Essa semana, Marina Silva também aderiu. O Idec e as demais entidades do FNECDC aguardam o comprometimento dos demais candidatos.
A educação para o consumo formal é um instrumento fundamental para diminuir a vulnerabilidade do consumidor no mercado. Contudo, no Brasil, não há programas nesse sentido, como acontece nos países mais desenvolvidos.
Portanto, a proteção do consumidor deve ser uma das prioridades do novo governo, segundo defende Lisa Gunn, coordenadora executiva do Idec. “As eleições de 2010 acontecem em um cenário de crescimento econômico do país. Trinta milhões de consumidores foram incorporados à classe média, usando o crédito intensamente e adquirindo bens e serviços. A vulnerabilidade dessa massa de consumidores recém-chegados ao mercado é ainda maior. Sem conhecer os seus direitos, os cidadãos não sabem o que fazer para que os danos sofridos sejam reparados”, conclui.
Para acessar http://www.idec.org.br/campanhas/facadiferenca.aspx?idc=16

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar