Pesquisar
Close this search box.

Mais 60 dias de ICMS congelado

Os Estados decidiram manter o congelamento do ICMS para os combustíveis. O prazo seria encerrado no próximo dia 31 de janeiro. Agora, o imposto ficará congelado por mais 60 dias. Porém, os governadores cobram do governo Jair Bolsonaro (PL) mudanças na política de paridade internacional nos preços da gasolina, diesel e etanol, praticada hoje pela Petrobras.

Os gestores estaduais vêm travando uma queda de braço com Bolsonaro. Para o presidente, os Estados são os maiores responsáveis pelos altos preços dos combustíveis. Ele tenta agora viabilizar uma PEC que pode zerar ou reduzir tributos cobrados no segmento, incluindo também gás de cozinha e energia elétrica, o que seria uma estratégia para as eleições, segundo analistas políticos.  No ano passado, a gasolina foi reajustada pelo menos sete vezes, causando uma reação em cadeia nos preços da maioria dos setores das atividades econômicas, principalmente no de alimentos, em especial na rede de varejos.

Empregos

As micro e pequenas empresas seguem como as principais geradoras de novas vagas de emprego no Brasil. Em novembro de 2021, o setor foi responsável por 76% dos postos de trabalho no mercado nacional. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Sebrae feita com base no Caged. Há 15 meses seguidos, os pequenos empresários vêm empregando a maioria dos trabalhadores. E a média mensal do período é superior a 70% de participação na absorção de mão de obra.

Cotão

Os vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e Amom Mandel (sem partido) fazem uma nova investida para derrubar o aumento na verba de gabinete da Câmara Municipal, que este ano passou de R$ 18 mil para R$ 33 mil. Eles deram entrada em uma ação pública na Justiça do Amazonas para derrubar o reajuste de 83% no valor do Cotão. Os parlamentares acusam a Mesa Diretora do legislativo de manobrar o regime de urgência para dificultar a discussão da matéria em plenário. 

Falência

A Justiça do Amazonas decretou a falência do Grupo Baltazar José de Sousa, que reúne 31 empresas do sistema de transporte urbano, venda de automóveis e coleta de resíduos não perigosos em várias cidades brasileiras. Em Manaus, o grupo operou com a Soltur (Solimões Transportes e Turismo), Viação Cidade de Manaus e Viman (Viação Manauense), Jaraqui e Real Amazonas – as duas últimas no transporte por fretamento do PIM (Polo Industrial de Manaus).

Vacinas

Ontem, o Amazonas recebeu mais 96.900 doses de vacina contra a Covid-19 –

50.100 são da Pfizer pediátrica (rótulo laranja), destinada à vacinação de crianças de 5 a 11 anos, e 46.800 são da Pfizer que atende à população de 12 anos ou mais (rótulo roxo). As remessas chegaram pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foram transportadas, com escolta, até a sede da FVS-AM em Manaus. Vários postos mantêm mutirões para vacinar a população.

Estrada

O vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, disse ontem que a rodovia Manaus-Itacoatiara está intransitável. E trafegar pela estrada é um grande desafio, exigindo muitas habilidades de motoristas. Líder empresarial, Azevedo avalia que o Estado perde muitos recursos por conta das precariedades da via, dificultando o intercâmbio comercial e econômico. Ele diz que são múltiplas as vocações de Itacoatiara, o que “determina o papel vital da lendária rodovia”.

Eleições

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definiu o tempo da propaganda partidária gratuita em rádio e televisão para o primeiro semestre de 2022. Os partidos com mais minutos de antena no primeiro semestre deste ano serão o PL, do presidente Jair Bolsonaro, o PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de DEM, MDB, PDT, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL e Republicanos, cada um com 20 minutos e 40 inserções. Certamente, a disputa será muito acirrada.

Chuvas

O temporal voltou a fazer estragos em Manaus. Ontem, as chuvas se estenderam por várias horas, causando transbordamentos de igarapés e dezenas de desabrigados. Um prédio não resistiu às águas e desabou, mas felizmente não tinha ninguém em casa. A prefeitura reuniu todo o secretariado para traçar novas estratégias nessas situações de calamidade. Já existe um consenso sobre a região. A capital pode registrar uma nova enchente, provavelmente superior à de 2021, considerada a maior dos últimos 100 anos na região.

Tráfico

A PF (Polícia Federal) suspeita de tráfico internacional de pessoas no Amazonas. Policiais prenderam, ontem, um grupo de estrangeiros do Nepal e da Nigéria que estavam num táxi na BR-174 (Manaus-Boa Vista). Os presos não apresentaram documentação para permanecer no País. E estão sendo interrogados na sede da PF. Em Manaus, cresce o número de desaparecidos. Muitos saem de casa e não voltam. A cada dia, a delegacia especializada recebe uma notificação.

FRASES

“Não suspendemos atendimentos por causa da Covid”.

Anoar Samad, secretário de Estado, sobre demanda de pacientes com outros problemas de saúde.

“Se a Rússia invadir a Ucrânia ou até menos do que isso, terá graves consequências”.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar