3 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)
https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/14/Fernando%20Magalhaes%20perfil.jpg
O que é o Ibovespa, como é formado e o que isso influencia na sua decisão de investimentos?

O mercado de ações comporta as mais diversas empresas do mundo. Mas o que significa dizer que o Ibovespa caiu ou subiu? Você sabe o que é o Ibovespa? Nesse artigo eu pretendo lhe mostrar o que é o Ibovespa, como é formado e o que isso influencia na sua decisão de investimentos.

Imagine que você comprou uma ação de uma empresa. Um ano depois, a ação valorizou 5% em relação ao seu preço original. Então eu lhe pergunto: Investir nessa ação foi uma decisão certa ou errada?

Dependendo dos seus parâmetros do que é um bom investimento você pode me dizer que isso foi bom ou ruim. E é aí que eu quero chegar: Você sabe definir parâmetros para seus investimentos?

Quando um investimento é bom, normalmente ele precisa ser considerado bom em relação a outro investimento. Por exemplo: um CDB a 100% do CDI é bom comparado com a poupança, mas normalmente é ruim comparado a um fundo de ações. Por isso existem os índices de mercado. 

O Ibovespa é o principal índice da bolsa de valores brasileira. É comum dizer “a bolsa subiu” quando, na verdade, o Ibovespa subiu. Isso acontece porque ele é composto pelas empresas mais negociadas nos últimos meses. Ou seja, se muitas pessoas compram e vendem a todo momento ações de uma empresa, esta deverá compor o índice.

O índice é quantificado em pontos. Cada ponto representa um real. Se o Ibovespa estiver em 100 mil pontos, significa que custa 100 mil reais para comprar todas as ações que compõem o índice na quantidade de composição. 

Para entender melhor: Itaú Unibanco representa 8,57% do índice. Isso significa que dos 100 mil pontos, 8.570 pontos (ou reais) são relativos a essa empresa. Uma coisa pode ser deduzida: se a ação do Itaú Unibanco subir de preço, o Ibovespa também deve subir, já que um representa uma parte do outro.

As ações mais expressivas do Ibovespa, além de Itaú Unibanco, são: Vale (com 8,18%), Bradesco (com 6,98%), Petrobras (com 6,61%) e B3 (com 4,31%). 

Outras empresas muito conhecidas do público que também compõem o índice: Ambev (3,95%), Banco do Brasil (3,66%), Carrefour (0,45%), Lojas Renner (2,14%), Magazine Luiza (1,55%), Tim (0,61%), dentre muitas outras.

A bolsa brasileira possui aproximadamente 500 ações diferentes, mas é sempre bom analisar se a ação compõe o Ibovespa. Se sim, significa que ela possui boa liquidez.

O mercado reduziu a expectativa de crescimento do PIB em 2020 para 2,23%. A inflação dá sinais de retração. O momento na Ásia não é o melhor, com PIB japonês bem abaixo do esperado. No entanto, o governo chinês deve atuar estimulando a própria economia a fim de compensar os estragos que o coronavírus vem causando. Tudo isso tende a aumentar a volatilidade dos mercados.

*‌ ‌Fernando‌ ‌Henrique‌ ‌Magalhães‌ ‌é‌ ‌consultor‌ ‌financeiro,‌ ‌Especialista‌ ‌em‌ ‌Investimentos‌ ‌Anbima,‌ ‌investidor,‌ ‌empresário‌ ‌e‌ ‌bacharel‌ ‌em‌ ‌Direito.‌ ‌Instagram:‌ ‌@Fernandaohm.‌ ‌Email:‌ ‌[email protected]

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email