Pesquisar
Close this search box.

Huawei pode lançar carro elétrico

Mais uma fabricante de smartphones pode estar interessada no mercado de carros elétricos: a Huawei. De acordo com fontes da Reuters, a empresa está conversando com montadoras chinesas e pode lançar um veículo ainda em 2021.

As companhias consultadas pela Huawei incluem a Changan Automobile, que é controlada pelo governo chinês, e a BluePark New Energy Technology, do grupo BAIC.

A Huawei não confirmou estar montando um carro próprio, mas comentou sobre o interesse na área em um comunicado enviado para a Reuters. A empresa diz que pretende oferecer tecnologias para a construção de veículos mais inteligentes e conectados.

“A Huawei não é fabricante de automóveis”, ressalta a empresa. “No entanto, por meio de tecnologia de informação e comunicação, pretendemos ser um fornecedor digital de componentes novos e orientados para o carro, permitindo que as fabricantes construam veículos melhores”.

Novo foco após banimento

O interesse da Huawei no mercado de veículos elétricos estaria ligado ao banimento da empresa nos Estados Unidos. Nos últimos dois anos, a marca sofreu com as sanções proibitivas do país, que prejudicaram a atuação da companhia no setor de smartphones e telecomunicações.

As fontes da Reuters apontam que Richard Yu, CEO da Huawei, vê os carros elétricos como um possível novo foco para a fabricante. O segmento tem potencial de crescimento e altas margens de lucros, tanto que a Apple pretende entrar no setor futuramente, segundo especulações.

Na China, o mercado de veículos elétricos e híbridos deve crescer cerca de 20% até 2025, estima a Reuters. Até o fim deste ano, a expectativa é que aproximadamente 1,8 milhão de carros movidos com energia limpa sejam vendidos no país, um aumento considerável em comparação aos 1,3 milhão comercializados no ano passado.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar