1 de julho de 2022
Prancheta 2@3x (1)

Hotéis lamentam baixa ocupação durante jogos

As rodadas dupla de jogos do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016 na Arena da Amazônia movimentaram pouco a economia de Manaus. Segundo entidades de hotelaria, bares e restaurantes da capital, os setores amargam números inexpressivos de faturamento neste período. A média de ocupação da rede hoteleira não chegou a 40% e 87,23% dos estabelecimentos de serviços que vendem comidas e bebidas não tiveram aumento de receita.
De acordo com o presidente da ABIH-AM (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Amazonas), Roberto Bulbol, os hotéis da capital estão vazios e sem movimentação de turistas brasileiros e estrangeiros nesse período de jogos olímpicos. Ele explica que, apenas os hotéis que receberam as delegações internacionais tiveram fluxo de hóspedes. “Fizemos um levantamento e constatamos que o crescimento foi pouco mais de quatro mil com as delegações internacionais, apenas nos hotéis que a receberam. Esse número não representa nada para o setor e a média de ocupação da rede hoteleira não chegou a 40% nesse período”, afirma.
Segundo Bulboll, nos últimos meses a rede hoteleira vem amargando queda na ocupação. “Em junho a média de ocupação registrada foi de 30%. Já no mês de julho a média ficou em 34%. Tudo isso é atribuído aos problemas econômicos atribuídos a crise aguda e espera-se que após a definição política, os resultados melhorem”, avalia. “A Olimpíada é um grande evento, mas os turistas não vieram”, finaliza.
E conforme expectativas anteriores da presidente da Abrasel em Manaus (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Lilian Guedes, o setor teve resultado negativo no de jogos olímpicos. Sendo ela, 87,23% dos bares e restaurantes da capital não tiveram aumento de faturamento e 10% sofreram queda de vendas nesse período. “Esses resultados são iguais ou inferiores ao que já havíamos previstos, apenas alguns se seguraram na média normal e apenas os locais mais próximos da arena tiveram leve aumento”, disse.

Comitê comemora turistas e público na Arena

Aproximadamente 20 mil turistas estrangeiros estão na capital amazonense para acompanhar os jogos, segundo o Comitê Olímpico Manaus 2016. A estimativa é que pelo menos 68 mil torcedores tenham passado pelo estádio nas duas primeiras rodadas na semana passada. E para a última realizada hoje (9), a expectativa é grande já que os 42 mil ingressos estão esgotados. Manaus faz parte da Olimpíada como uma das seis sedes do torneio de futebol.
De acordo com o Comitê Manaus 2016, aproximadamente 20 mil turistas, principalmente colombianos, peruanos, venezuelanos e norte-americano estão na capital. O número expressivo de torcedores no estádio nas duas primeiras rodadas surpreendeu até a organização. “A participação do público superou as nossas expectativas e esse número é expressivo em um curto prazo de tempo. Os colombianos representam a maior movimentação de turistas na cidade com estimativa de 15 mil pessoas só daquele país”, afirma o coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero. Durante a Copa do Mundo, em 2014, foram mais de 120 mil turistas de diversas nacionalidades.
Estima-se que pelo menos 35 mil torcedores estiveram na Arena da Amazônia no primeiro dia de torneio de futebol olímpico na cidade. A rodada dupla, realizada no dia 4 de agosto, recebeu os jogos da Colômbia x Suécia e Japão x Nigéria. Já no último domingo (7) a estimativa era que aproximadamente 33 mil torcedores estivessem no segundo dia de jogos entre as seleções de Suécia x Nigéria e Japão e Colômbia. Manaus recebe ainda, dois jogos do torneio feminino. A seleção brasileira de Marta joga contra a África do Sul hoje, às 21h, na Arena da Amazônia. No mesmo dia, Estados Unidos e Colômbia entram em campo às 18h.
“A expectativa para a rodada do torneio feminino é de lotação do estádio, uma vez que os 42 mil ingressos postos à venda já estão esgotados desde sábado. Nas duas primeiras rodadas de jogos, a média foi de 78% das cadeiras ocupadas”, observa Aufiero. A Arena da Amazônia tem capacidade para 43 mil pessoas. Ainda segundo o coordenador, a presença das delegações internacionais em Manaus tem movimentado o comércio e turismo local.

Balanço

Segundo o último balanço, divulgado ontem, pelos órgãos de segurança, todos os eixos de atuação da Segurança Pública, Defesa e Inteligência, segue sem alterações e ocorrências consideradas fora da normalidade. Durante a divulgação, as Forças de Segurança que estão atuando na Operação Integrada dos Jogos Olímpicos 2016 reforçaram toda a estrutura operacional para garantir mais um evento sem ocorrências em Manaus, na Arena da Amazônia e arredores, onde são esperadas cerca de 44 mil pessoas para a última rodada de jogos. A SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) alerta ainda aos torcedores para os objetos proibidos de entrar na Arena, como guarda-chuvas e sacolas de mão.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Anúncio

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Siga-nos

Notícias Recentes

JC Play

Podcast

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email