Pesquisar
Close this search box.

Hospital de campanha têm mais de 170 altas médicas

Mario Oliveira / Semcom

Às vésperas de completar um mês de atividade, o hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, localizado no Lago Azul, zona Norte, já registrou mais de 170 altas de pacientes curados da Covid-19. O hospital, administrado pela Prefeitura de Manaus, grupo Samel e instituto Transire, entrou em atividade no dia 13 de abril. Hoje, 130 leitos estão ativos, dos quais 39 UTIs. As obras seguem em andamento e a expectativa é de que a unidade chegue a 279 leitos.

“O hospital é de campanha, mas não é um hospital improvisado. É uma unidade de alta complexidade, todo equipado com bons profissionais, tomografia e laboratório. É um hospital preparado para atender todas as pessoas da melhor forma possível. Não interessa se o paciente tem 20 anos ou 83 anos, o hospital e sua equipe de profissionais estão prontos para realizar o melhor atendimento, e acima de tudo salvar vidas, como é o que está acontecendo. Tem pacientes chegando pela central de regulação, vindo de SPAs e de outros hospitais da cidade, em estados gravíssimos. E o hospital não vai se eximir de atender esses pacientes, pelo contrário, graças a Deus e ao atendimento humanizado do nosso hospital de campanha, estamos podendo devolver essas pessoas para suas famílias, para suas casas, curados”, destacou o perfeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Neste domingo, 10/5, mais 15 pacientes receberam alta do hospital. De acordo com o coordenador do  hospital, Ricardo Nicolau, em menos de um mês, o hospital mostrou que está cumprindo com sua missão de cuidar das pessoas de forma diferenciada e com respeito ao ser humano.

“Em um dia muito especial como hoje (Dia das Mães), quinze pacientes estão voltando para suas casas. A cada dia estamos abrindo novos leitos e atendendo as pessoas da melhor forma possível. Que a gente possa trabalhar cada vez mais para termos mais êxitos. Novos leitos deverão entrar em atividade a partir desta semana, e as obras de expansão continuam, agora, no segundo andar do prédio”, destacou Nicolau.

Após seis dias de tratamento, Alcimar Silva da Rocha recebeu alta hospitalar na tarde deste domingo. Emocionado, o paciente de 63 anos contou que chegou ao hospital na cadeira de rodas e hoje saiu andando, curado da Covid-19.

“Agradeço à equipe da Prefeitura de Manaus e da Samel, na pessoa do Ricardo Nicolau, que diariamente passava com a gente para saber como estávamos. E também estou saindo daqui bom hoje, graças aos enfermeiros e médicos, graças a Deus”.

O mecânico Waldenir Pereira de Lima, 50, disse que, após vencer a Covid-19, passará, agora, a viver a vida de forma diferente. “Eu quero aproveitar mais a vida, porque ela é tão boa, mas de uma hora a gente pode se perder, e ela se torna curta por causa de uma doença como esta. A vida é boa, certeza que eu vou aproveitar mais ainda, ficar com minha família, meus filhos, que Deus me ajude”.

De acordo com Ricardo Nicolau, a alta de um paciente é a maior recompensa para o hospital, pois, por trás dos números, existem muitas histórias. “São pacientes cadeirantes com várias comorbidades, grávidas, obesos que conseguem vencer. Pessoas que são amadas pelos seus familiares, e que falo de forma emocionada que conseguiram vencer e voltar para suas casas”.

Em funcionamento desde o dia 13 de abril, o hospital ocupa a estrutura do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), no bairro Lago Azul, zona Norte, atendendo pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação.

Mais de 350 profissionais atuam no hospital de campanha do município Gilberto Novaes. Além do corpo técnico da área da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, somam-se a esses profissionais trabalhadores das áreas administrativas, serviços gerais, motoristas de ambulâncias, maqueiros, seguranças, entre outros, que diariamente estão desenvolvendo suas atividades na unidade hospitalar.

Fonte: Redação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar