Quando o tempo é de decisão, quando o foco é escolha e o período é de reflexão sobre as consequências de nossas ações, gostaria de tratar sobre os passos, sobre as atitudes de que cada pessoa tem e a possibilidade de estruturar a busca do gerenciamento do dia a dia em busca de mais saúde com felicidade.

Muitas vezes pode faltar consciência sobre a realidade de que antes de qualquer gestão de negócios, antes de qualquer atividade de trabalho ou antes de qualquer atuação como profissionais, somos desafiados dia a dia a construir uma estratégia de gerenciamento das nossas próprias rotinas, para que tenhamos os resultados esperados naquele que é o mais importante empreendimento que podemos administrar: a nossa vida.

Questionamentos importantes como: tenho tido resultado positivo com as ações que tenho tomado? A vida que tenho levado é congruente com minhas perspectivas de sucesso? Tenho alcançado minhas metas como mãe, como pai, como amigo ou amiga, como filho ou filha e com os demais papeis que desempenho? 

Sei que o cenário tem sido de desafios nunca antes imaginado, mas se não podemos controlar os eventos, podemos ajustar nossos pensamentos e ações na direção das soluções, do que for possível, de tudo o que tivermos possibilidades de controle e visão de construir oportunidades.

Desta forma podemos traçar um caminho de vida para que possa ser honesto consigo mesmo e com os outros ao seu redor, através de hábitos diários fazer o que é certo a ser feito para alcançar os resultados esperados e ter sempre respeito às leis do seu coração e as leis que regem a boa convivência, com metas claras e direcionadas para conquistar o que pode conquistar ao invés de ficarmos “chorando” pelo que não é possível agora ou ainda.

Muitas pessoas não sabem estabelecer objetivos concretos a serem atingidos e consequentemente ficam mergulhadas em vontades inatingíveis ou ainda em objetivos sem elaboração concreta. Diante disto, gostaria de compartilhar uma metodologia que faz uma diferença incrível na construção de metas: O Modelo METAS, também conhecido como SMART. Este modelo é uma maneira inteligente de construir um formato para seu objetivo, através dos 05 atributos: M (Mensurável), E (Específico), T (Temporal), A (Atingível) e S (Significativo).

Isso mesmo, pense no que você gostaria de conquistar e faça uma viagem em sua mente tornando este objetivo o mais específico possível, algo que você possa ver, sentir, cheirar. Quanto mais específico tanto mais você será capaz de colocar toda sua energia nesta direção.   Neste caminho, ao escrever de maneira específica, identifique se você consegue medir, pois sua meta deve ser quantificada de alguma forma (%, quantidade, valor, etc.), somente desta maneira terá condições de estabelecer um padrão concreto de realização. Da mesma forma, é preciso conseguir mensurar, mas também você precisa ter uma expectativa real de conseguir, ou seja, embora desafiadora, precisa ser alcançável. Não queremos que você fique na zona de conforto, mas também não pode criar exigências irreais. Outro ponto importante, é que seja significativa, que tenha um impacto positivo em você e nas pessoas ao seu redor, não há como você gerar todo o empenho necessário se sua meta estiver incongruente com seus valores ou que não tenha relevância para você. Por fim, é vital que sua meta tenha data certa para iniciar e terminar (temporal), para isto sua mente conhece um formato: dia/mês/ano.

Em segundo momento, deverá figurar em uma tabela de acompanhamento de cada uma das ações. Sim, é importante que você tenha por escrito em uma tabela como será feita estas atividades e quanto custará cada etapa do processo.

Os itens que compõem o 5W2H são: What (O quê – o objetivo, a meta – O que deve ser feito?); Why (Porque – motivo, benefícios – Por que esta ação deve ser realizada?); Who (Quem – o responsável pela ação – Quem deve realizar a atividade); Where (Onde – local, departamento, área – Onde a ação deve ser executada?); When (Quando – data, cronograma – Quando a ação deve ser realizada?); How (Como – atividade, processo – Como deve ser realizada a ação?) e How Much (Custo ou quantidade – Quanto será o custo da ação a realizar? ).

Esta é uma ferramenta extremamente útil e utilizada no mundo corporativo e certamente será de grande valia para seu acompanhamento de vida, uma vez que elimina qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou atividade a ser cumprida na direção da sua realização. 

De toda forma, fica claro que sem ação efetiva e sem foco, nada se tornará real. 

Também é importante reforçar que tomar a decisão é escolher ser o maior responsável pelo sucesso de suas ações, agir com foco e determinação em seus pensamentos, sentimentos, comunicação e comportamentos, garantindo o entendimento de todas as emoções a serem transformadas em você, pois sem inteligência emocional e uma vontade vibrante de conquista não saímos do lugar. 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email