Pesquisar
Close this search box.

Honda, Panasonic e Caixa sobem ao pódio

A Honda Componentes da Amazônia e a Panasonic do Brasil foram as vencedoras do PQA (Prêmio Qualidade Amazonas) 2009, na modalidade “Processo”, categoria “Grande Indústria”. A lista das organizações ganhadoras, incluindo a modalidade “Gestão” e outras categorias, foi anunciada pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria). A solenidade de entrega dos troféus e medalhas aos 28 premiados está marcada para o dia 29 de outubro.
Junto com a Honda e a Panasonic, maiores pontuadoras entre as grandes indústrias na modalidade “Processo”, levaram a medalha de ouro (por ordem crescente) as empresas Thomson Multimidia, Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda e Sony do Brasil Ltda. A Fieam preferiu não divulgar a pontuação dada pelos jurados às organizações.
Na modalidade Gestão, o troféu de ouro saiu para a CEF (Caixa Econômica Federal), inscrita na categoria “Média Organização”. Para a gerente da filial FGTS Manaus, Camila Egger, que fez a apresentação do projeto, o prêmio é a coroação da evolução da filial da CEF na busca da excelência na gestão da qualidade.

Processo produtivo

Para a coordenadora do PQA, Erlen Montefusco, o resultado espelha a realidade do processo produtivo das indústrias amazonenses, com empresas que se tornaram referência para outras organizações. “Esse foi o motivo de trazermos três juízes de fora do Estado para que vissem que temos aqui, no Amazonas, organizações que são referência em nível até mundial na questão do trabalho, na organização e modelo de gestão”, salientou.
Com base no Programa Qualidade Amazonas, o PQA é distribuído pela Fieam e Sebrae/AM (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Amazonas) desde 1994, tendo como objetivo aumentar a qualidade e produtividade das organizações, visando torná-las mais competitivas. O prêmio é dividido em duas modalidades: “Gestão” e “Processo”. Ao todo, são abrangidos sete setores: “Governamental”, “Educação”, “Indústria”, “Construção”, “Serviço/Comércio”, “Saúde” e “Com Fins Não Lucrativos”.

Projetos ganhadores enfocam produtividade

Detentora da maior pontuação na modalidade “Processo”, a Honda Componentes apresentou no PQA 2009 um projeto visando melhorar o desempenho de uma máquina que representava um gargalo no processo da Prensa Linha CG. Segundo o chefe de manutenção da empresa, Alonso de Souza, a simples instalação de um dispositivo resultou na redução de um turno de trabalho, entre outros benefícios para a companhia.
Já o prêmio da Panasonic foi dirigido à equipe que conseguiu aumentar a produtividade das placas de LCD (display de cristal líquido). No processo de “brainstorming”, a equipe identificou o principal entrave da produção: o tempo de gravação das placas. A equipe investiu R$944 na aquisição de um programa de aceleração de gravação, que mudou de cinco minutos para 54 segundos o tempo de operação com uma placa de LCD. Com esse processo, foi possível aumentar a produção de 450 para 700 placas diárias, o que garantiu oportunidade de vendas de R$ 1 milhão ao mês à Panasonic.
Ainda na modalidade “Processo”, a medalha de ouro saiu também para as empresas Casa Norte Brasil e Action Pesquisa de Mercado, na categoria “Serviço e Comércio”; e para Sodecia da Amazônia, Nippon Seiki do Brasil, Recofarma Indústria do Amazonas e Petrobras-Reman, na categoria “Média Indústria”.
Apesar dos efeitos da crise sobre a economia do Amazonas, a Fieam superou a meta de inscrições em 2009, batendo na casa das 50 empresas concorrentes. Segundo Erlen Montefusco, o maior diferencial da edição deste ano foi um acréscimo de 30% de organizações novas, sendo que a maioria é do setor industrial, o que, segundo ela, demonstra a grande credibilidade da premiação.
De acordo com a coordenadora geral do Dampi, Salete Braga, só de ter a coragem de apresentar suas organizações perante a sociedade, num processo de avaliação como o PQA, todas as candidatas do prêmio podem ser classificadas como vencedoras. “Nós do PQA estamos felizes e com o sentimento do dever cumprido por atingirmos a missão do prêmio”, finalizou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar