Pesquisar
Close this search box.

Homenagem a Leopold Bloom

Nelson Castro, “agora, em comemoração aos 20 anos do Clam, vamos realizar mais este Bloomsday”

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Fotos: Divulgação

Os amantes da literatura já podem agendar um compromisso para o feriado do dia 16, quinta-feira. Os integrantes do Clam (Clube Literário do Amazonas) irão comemorar em grande estilo o Bloomsday, homenagem que é feita anualmente, no mundo inteiro, ao personagem Leopold Bloom, do livro ‘Ulysses’, de James Joyce. ‘Ulysses’ foi incluído pelo jornal francês Le Monde entre os 100 livros do século 20.

“Esta é a segunda edição do Bloomsday, organizado pelo Clam, aqui em Manaus. A primeira ocorreu em 2015. Agora, em comemoração aos 20 anos do Clam, vamos realizar mais este Bloomsday, no Centro Cultural Palácio da Justiça, para manter sempre em efervescência essa obra do irlandês James Joyce”, falou Nelson Castro, um dos membros do Clube Literário.

O Bloomsday caboclo começará às 19h com a abertura realizada por Nelson Castro. Em seguida ocorrerá o ‘Monólogo interior musical: intervenções’, feito por Jorge Bandeira. Bandeira é historiador, professor do curso de teatro da UEA, escritor, dramaturgo, diretor e crítico de teatro e diretor da Cia. de Teatro Eden. Em seguida ele volta com o diálogo ‘James Joyce e a literatura experimental’.

“O Clam sempre se manteve ativo nesses 20 anos de existência com atividades em escolas, através de palestras, oficinas e encontros. A importância da realização do Bloomsday em Manaus é porque a comemoração dessa data, 16 de junho, ocorre em várias cidades brasileiras e do mundo numa demonstração da importância de ‘Ulysses’ para a literatura mundial”, esclareceu Álvaro Smont, presidente do Clam.

Atrações do Bloomsday

Álvaro Smont, “O Clam sempre se manteve ativo nesses 20 anos de existência com várias atividades em escolas”

Continuando com as atrações, no Palácio da Justiça, a bailarina Layde Monte realizará uma performance e, em seguida, o professor Renan Albuquerque promoverá o diálogo ‘100 anos de Ulysses’. Renan é professor de comunicação da Ufam, e possui várias especializações em psicologia, além de alguns pós-doutorados em antropologia, psicologia social e humanidades.

“Ainda teremos uma ‘Performance poética’ com Nelson Castro, Gadi Planck, Gracinete Felinto, Miguel de Souza e eu”, acrescentou Álvaro.

Finalizando as apresentações, será prestada uma homenagem à artista plástica Sophia Diniz com sua mostra poética em telas.

“Uma das atrações do Bloomsday será a exposição das cinco edições brasileiras de ‘Ulysses’, que fazem parte da minha biblioteca. As cinco edições foram traduzidas por três autores, com traduções distintas”, adiantou Nelson.

Para animar ainda mais a noite, haverá um coquetel de encerramento e sorteio de livros.

“Este ano também marca uma data especial para ‘Ulysses’. Dia 2 de fevereiro foi o nascimento de Joyce e, a partir de 1922, passou a ser considerada a data oficial de lançamento do livro, que acabou por se tornar um dos mais consagrados trabalhos do escritor. No Brasil, em comemoração à data, foi lançada a quinta edição do livro, que também terá um exemplar exposto na noite de quinta-feira, no Palácio da Justiça”, adiantou Nelson.

O Bloomsday caboclo ocorrerá no dia 16, das 19 às 21h30, no Centro Cultural Palácio da Justiça e a entrada é liberada para todos aqueles que apreciam poesia e boa literatura.

Em comemoração aos seus 20 anos de existência, o Clam fará o pré-lançamento da ‘Antologia poética do Clam’, no dia 25, sábado, com lançamento oficial no dia 20 de outubro, aniversário do Clube, na Academia Amazonense de Letras. O livro será apresentado durante o Bloomsday.

Box

100 anos de Bloom    

A data de 16 de junho de 1904 é quando se passa a história de ‘Ulysses’. Trata-se de um dia na vida de Leopold Bloom. Também é o dia em que James Joyce teve seu primeiro encontro com sua futura esposa, Nora Barnacle. A história de Leopold Bloom é reconhecida como uma das obras mais importantes da literatura modernista e tem sido amplamente considerada um catalisador para todo o movimento do Bloomsday. Hoje, pessoas no mundo inteiro celebram com festivais, leituras, dramatizações, pub crawls, entre outras atividades para homenagear o personagem, o livro e seu autor.

O romancista, contista e poeta irlandês James Augustine Aloysius Joyce nasceu na Irlanda, em 1882; e morreu na Suíça, em 1941. É considerado um dos maiores escritores do século 20. Suas principais obras são ‘Gente de Dublin’, 1914; ‘Retrato do artista quando jovem’, 1916; ‘Ulysses’, 1922; e Finnegans Wake, 1939.

O estilo de Joyce caracteriza-se por um domínio deslumbrante da linguagem e pela utilização de formas literárias inovadoras, associadas à criação de personagens.

‘Ulysses’ foi escrito entre 1914 e 1921, e publicado em 1922, durante a estadia do escritor nas cidades de Trieste, na Itália; Zurique, na Suíça; e Paris, França, onde, nesta última, foi publicado.

Bloom conseguiu chegar aos 100 anos considerado por muitos como o grande herói trágico da literatura moderna.

***    

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar