Pesquisar
Close this search box.

Histórias de artistas na sua telinha

O projeto intitulado “AjuriArtes” foi um dos contemplados pelo prêmio Feliciano Lana, realizado via Lei Aldir Blanc. A iniciativa vai resultar em 10 mini documentários, um site e dez reportagens sobre artistas e “fazedores culturais” de várias áreas que atuam no Amazonas. Após o lançamento da primeira edição, que deve ocorrer ainda no segundo semestre de 2021, os conteúdos serão disponibilizados gratuitamente pela internet. 

Ao todo, dez profissionais da cultura foram selecionados para a edição. Eles concederam entrevistas e participaram de ensaios fotográficos entre janeiro e março de 2021, em Manaus, no Amazonas. Eles relataram suas histórias, mostraram obras, revelaram anseios e perspectivas. 

Compõem o primeiro “mutirão” amazônico das artes: Deborah Erê (Arte urbana e tattoo), Dudu Brasil (Música e cultura popular), Gabriel Mar (Literatura), João Fernandes (Produção e gestão cultural), Kevin Peres (Dança e produção cultural), Olívia Amores (Música), Ricardo Oliveira (Fotografia), Rod Castro (Cinema), Taciano Soares (Artes cênicas) e Turenko Beça (Artes plásticas e visuais). Como resultados, um portal de internet e um canal na plataforma de vídeos YouTube receberão os conteúdos sobre os artistas e produtores selecionados. 

Liceu Cláudio Santoro abriu audições para balé e teatro 

Foto: Divulgação

O Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro abre, nesta quarta-feira (14), audições para o Balé Jovem e para o curso de Teatro Musical. O link para as inscrições ficará disponível nas redes sociais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), às 8h, com encerramento até as 17h do próximo domingo (18).

Nos links para as inscrições, os candidatos poderão acessar o regulamento com mais detalhes sobre as vagas. Para se inscrever, são necessárias algumas informações básicas, como nome completo, nome artístico/social, telefone, e-mail, escolaridade, além de autorização para uso de imagem e som pelo Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e Secretaria de Estado de Cultura.

Exposição virtual apresenta ações em prol do meio ambiente

Foto: Divulgação

Entidades e organizações que atuam na área ambiental estão participando de exposição virtual, apresentando ao público as ações que desenvolvem no Estado. O evento, que começou no dia 6 e encerra nesta terça-feira (20), tem como objetivo ampliar o acesso às informações sobre o que vem sendo executado em prol do meio ambiente.

A exposição virtual está sendo promovida pelo projeto Ocas do Conhecimento Ambiental, da Semed (Secretaria Municipal de Educação). 

Palacete Provincial abriu novamente

Foto: Divulgação

O Palacete Provincial, no Centro de Manaus, abriu as portas nesta quinta-feira (15) para visitação turística. A partir de agora, o equipamento cultural vai receber o público de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, com agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O acesso é gratuito.

No local, o público pode conhecer a Pinacoteca do Estado e os museus de Numismática, Tiradentes, da Imagem e do Som e de Arqueologia. O tempo de permanência em cada etapa é de dez minutos.

A entrada dos visitantes acontece pela praça Heliodoro Balbi e o roteiro começa pelo andar superior, no Museu de Arqueologia, que traz artefatos indígenas, urnas funerárias restauradas e pedras lapidadas. Outro ponto de destaque é para a Estatueta Antropozoormorfa, cedida ao Museu pelo IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas).

Gastrobar Luar de Uaicurapá já está aberto

Foto: Divulgação

Com a proposta de combinações entre drinques, petiscos e comidas da Amazônia, o recém-inaugurado gastrobar Luar de Uaicurapá, está de portas abertas ao público. Localizado na rua Rio Madeira, 42, Vieiralves, a regionalidade será ponto alto do local, segundo o diretor-sócio do empreendimento, Hissa Abrahão. A aposta é no regional e aconchegante, misturado com o clássico e moderno, desde a decoração aos pratos servidos na casa. O Luar de Uaicurapá é também uma casa de cultura e artes. O local é amplo, arborizado e ventilado, possui áreas externas e internas. Com palco em um espaço que comporta até 400 pessoas (em período não epidêmico), na área interna (capacidade 250 pessoas), um lounge com chopeira e espaço para DJ.

EM CARTAZ

23 JUL 2021/16h: Lançamento do EP “Era de Aquário”

Imagem: Divulgação

Mais recente trabalho da cantora Yaneza, projeto contemplado pelo prêmio Feliciano Lana, o EP “”Era de Aquário”” vem com músicas inéditas, expondo temas emergentes da nova era a qual adentramos e fundamentada em seus conhecimentos e práticas como yogini (praticante de yoga). No dia 23 de julho, ERA DE AQUÁRIO estará disponível em todas as plataformas digitais, juntamente com a live de lançamento que no mesmo dia será transmitida pelo seu canal no YouTube: Yaneza Oficial.

15JUN 2021/09h: Exposição fotográfica “Mãe, amor revelado”

Imagem: Divulgação

A Exposição fotográfica coletiva “Mãe, amor revelado” é um prisma da então mostra “Loquaz”, realizada em 2019 no Centro Cultural Palácio da Justiça.

Michell Mello, fotógrafo e curador da mostra, selecionou, para esta remontagem, 11 imagens de nove fotógrafas/autoras. A mostra cumpre então itinerância, e está disponível à visitação pública gratuita no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, mediante agendamento pelo site cultura.am.gov.br, até  31 de julho de 2021.

Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar