Pesquisar
Close this search box.

Hemoam precisa regularizar estoque de sangue

O Hemoam, banco de sangue público do Amazonas, está convocando doadores a comparecer aos postos de coleta do hemocentro visando regularizar o estoque que está em situação crítica. A convocação abrange todos os tipos sanguíneos e os de fatores Rh positivo e negativo. Doadores acima 40 anos são os principais convocados.
A grande baixa no estoque é motivada pela inaptidão na triagem clínica por conta dos candidatos a doação de sangue comparecerem ao Hemoam já imunizados contra rubéola. “Estamos apresentando, desde a última sexta-feira, um alto índice de candidatos que receberam a vacina. Todos estão inaptos para doar sangue por no mínimo 30 dias”, disse o coordenador do Ciclo do Sangue, Lasmar Roberto Alves.
A vacinação contra a rubéola acontece em todo o país, atingindo homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos. A vacina é produzida a partir do vírus atenuado da rubéola. “É a faixa etária que mais doa sangue no Hemoam. Muitos candidatos a doação estão comparecendo ao hemocentro depois de se vacinar e dessa forma não passam na triagem. Nosso estoque está baixando muito. Quem não se vacinou, pode vir doar que estaremos oferecendo aqui na instituição a imunização contra a doença após a doação”, disse Lasmar. O Hemoam necessita do comparecimento de, no mínimo, 250 pessoas por dia para atender sem problema todas as demandas das unidades de urgência e emergência de Manaus.
Doar sangue é muito simples. Entre os requisitos para a doação, o candidato deve ter boa saúde, pesar 50 quilos ou mais, além de ter entre 18 e 65 anos, e nesta campanha em específico, não ter sido vacinado contra a rubéola. O voluntário à doação deve portar documento de identidade e estar bem alimentado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar