Pesquisar
Close this search box.

Harley-Davidson lança nova geração da Sportster S

A Harley-Davidson apresenta a nova geração da Sportster S 2022, feita sobre plataforma inédita com motor de nova geração. Este é o capítulo mais recente da história da motocicleta esportiva, lançada originalmente em 1957 nos Estados Unidos.

A atualização mecânica foi necessária para manter a Sportster S em linha. O modelo anterior já não era compatível com as novas regras de emissão de gases tóxicos determinadas pela União Europeia. Portanto, a nova geração marca o retorno da motocicleta ao velho continente.

A Harley-Davidson Sportster S terá a importante missão de recuperar o mercado perdido para os modelos Indian Scout e Triumph Bobber. Para a nova empreitada, contará com motor de 1252 cc da família Revolution Max.

Apesar de ser majoritariamente o mesmo motor que equipa a motocicleta Pan America, o conjunto da Harley-Davidson Sportster S é menos potente. São 120 cv de potência (contra 150 cv da Pan America) e 12 kgfm de torque (contra 15 kgfm) entregues em até 6.000 rpm.

A Sportster S não está prevista para o catálogo brasileiro da Harley-Davidson. O modelo chega ao mercado europeu com valor na faixa de 14 mil euros (R$ 84 mil), causando reposicionamento de outras motocicletas no catálogo da Harley-Davidson. 

Veja variação de preços dos seguros mais populares no Brasil

O Kwid é um dos que possui menores valores dentro os mais vendidos – Foto: Divulgação

A Minuto Seguros publica os preços dos seguros dos 10 carros mais vendidos do Brasil, segundo os dados da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) do mês de junho.

A tendência geral dos preços foi de estabilidade ou elevação. O Renault Kwid tem os valores mais em conta entre os carros mais vendidos do Brasil. O plano mais caro é do Jeep Compass , que chega a custar R$ 6,4 mil no Rio de Janeiro.

Para a simulação dos preços, a Minuto Seguros selecionou um homem casado de 35 anos. Confira a lista por capital.

XBus – carro elétrico que pode virar picape, furgão e motorhome

Electric Brands é mais uma das startups a surfar na onda dos carros elétricos – Foto: Divulgação

A empresa alemã Electric Brands é mais uma das startups a surfar na onda dos carros elétricos e projetou um produto que deve agitar o mercado a partir de 2022. Trata-se do XBus, um veículo 100% elétrico e modular que pode ser configurado de diversas maneiras para atender a seus clientes, desde um simples automóvel de passeio até um motorhome completo com leitos e todo o conforto. 

O segredo do XBus está em sua plataforma modular. E mesmo sendo bem pequeno, com apenas 3,64 de comprimento, ele pode levar até mil quilos de carga, o suficiente para o acoplamento de um trailer. Para carregar tamanho peso, o torque disponibilizado pelos motores elétricos do veículo impressiona: são 101,6 kgf/m, praticamente o dobro da picape média Volkswagen Amarok V6

E com tamanha força, o XBus também pode ser configurado como um furgão simples para levar passageiros e cargas variadas, ou até mesmo uma picape. Nesse caso, os quatro motores elétricos podem atingir os 75cv, fazendo com que o passeio seja levado em uma velocidade de carro convencional, mas sempre com o torque imediato, o que traz uma sensação de dirigir bem ágil, como pudemos ver em outros carros elétricos.

Foto/Destaque: Divulgação

Lílian Araújo

É Jornalista, Artista, Gestora de TI, colunista do JC e editora do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar