Habib’s implanta monitoramento remoto

O Habib’s, maior rede de fast food genuinamente nacional, em apenas vinte anos no mercado de alimentação conquistou a marca de mais de 300 endereços em todo o Brasil e cerca de 150 milhões de consumidores por ano. Entre os investimentos da empresa para sustentar essa expansão está a implementação de diversos projetos em TI, como o que criou um sistema de monitoramento por vídeo em rede com soluções da Axis Communications, líder mundial neste segmento, em parceria com a integradora Mersh Automação e Sistemas.
Com este projeto, a empresa garantiu um nível de segurança maior para suas instalações, além de utilizar os recursos avançados do vídeo-monitoramento digital para a gravação de treinamentos de sua equipe e controle de qualidade em sua linha de produção de alimentos.
As 163 câmeras em rede da Axis foram implantadas na sede administrativa do Habib’s (São Paulo) e na unidade fabril (Itapevi). A empresa exigia um sistema de monitoramento remoto com alta definição das imagens gravadas, em diversas condições de iluminação e, principalmente, que permitisse a gravação do áudio integrado ao vídeo. Todas essas funcionalidades são atendidas pelas câmeras da Axis, que apresentaram ao Habib’s alto custo-benefício e configuração flexível. O projeto, desenhado e implantado pela integradora Mersh, foi concluído em seis meses.
De acordo com Geraldo Santo, diretor de TI do Habibs, o principal objetivo do sistema de monitoramento é a segurança patrimonial tanto da sede da empresa como de sua unidade fabril. Em segundo lugar, o vídeo em rede é utilizado para a gravação de treinamentos realizados na sede, que podem ser assistidos posteriormente. Ainda, o Habib’s realiza também o monitoramento remoto da linha de produção.
“Nossa Central de Produção segue um rígido controle de qualidade e agora conta com monitoramento por vídeo 24 horas, que abrange desde o processamento dos alimentos à embalagem e estoque. Isso demonstra nossa constante preocupação em oferecer aos consumidores produtos com qualidade rigorosamente atestada”, destacou Santo.
Entre os benefícios obtidos com o sistema de monitoramento, Santo ressalta a alta qualidade das imagens geradas pelas câmeras da Axis. “Em comparação a outras soluções de vídeo, a Axis demonstra superioridade, garantindo imagens com alto nível de detalhe, em cores e com áudio. Outro ponto de destaque foi a integração das câmeras com a plataforma de TI existente, 100% digital, acompanhando outras novas tecnologias nas quais o Habib’s investiu com a inauguração da sede paulista e da fábrica”, salientou.
Foram instaladas 61 câmeras de rede na sede do Habib’s, localizada no bairro do Morumbi, e outras 102 na unidade fabril da empresa em Itapevi. Em ambas as unidades, a cobertura de imagens alcança 100% das instalações.
O sistema de vídeo está integrado à plataforma de TI, totalmente digital, implementada pelo Habib’s para seus dois novos sites. Além do vídeo, voz e dados estão conectados à rede Ethernet de 10 Gigabits, fornecida pela Nortel. Neste padrão, a rede oferece alta disponibilidade para a transmissão das imagens na forma de pacotes de dados.
Os vídeos são codificados simultaneamente nos padrões de compactação Motion-JPEG e MPEG-4 Part 2. Via rede cabeada, chegam às centrais de monitoramento e gravação para então passarem aos servidores de armazenamento da empresa. Os vídeos podem ser acessados em rede até 15 dias depois da gravação e, após o período, por mais 60 dias através de backup. Ainda, os treinamentos são gravados em mídias de DVD para facilitar sua difusão.
O software de gerenciamento de imagens utilizado é da ISS e permite à empresa, a gravação de imagens com áudio integrado e alarmes pré-configurados. Aos recursos atuais disponíveis, o Habib’s estuda adicionar outros como: reconhecimento facial, contagem de pessoas e identificação de placas de automóveis.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email