Pesquisar
Close this search box.

Habemus sommelier internacional manauara. Tá pra ti?

O vinho é fácil de beber, gostoso, apaixonante e agregador. Essa é a primeira lição que todo enófilo aprende no início da sua jornada em busca dos prazeres que o vinho proporciona. Quem degusta os Sucos da Bíblia acaba por se encontrar mais com amigos, para trocar impressões sobre a bebida e, até mesmo, participar de uma confraria. Alguns se apaixonam tanto pelo tema que decidem se aprofundar nesse universo tão amplo e fascinante. Tudo isso para tirar o máximo proveito da cultura vínica sempre tentando entender um pouco mais sobre a bebida. Ai, o encontro daqueles que ensinam com aqueles que querem aprender, se inspirando com o nobre fermentado, é inevitável.

Foi exatamente isso que aconteceu recentemente em Manaus, durante a realização do Curso de Sommeliers Internacional da ISG – INTERNATIONAL SOMMELIERS GUILD. O curso foi ministrado pelo Sommelier Rodrigo Pimenta e teve como base para as aulas, o elegante Restaurante Marinara no Vieiralves. 

A ISG- Internationa Sommeler Guild é uma das mais respeitadas escolas de sommeliers do mundo, presente em mais de 15 países. No Brasil a licença exclusiva pertence a Somm Academy e se estende para o Uruguai, Chile, Argentina e Peru.

A ISG oferece várias graduações até chegar a profissionalizante. O curso inicia abordando a história do vinho, passa pela produção dos 5 tipos de vinhos (tinto, branco, rose, espumantes e fortificados), apresenta as principais uvas utilizadas na produção de vinhos e ainda oferece degustação, harmonização e noções básicas de serviços. Foram 8 aulas com degustação técnica de 48 vinhos. As aulas aconteceram sempre de noite. Além da introdução ao vinho, com história, cultivo, produção, degustação e harmonização, na última aula, foi aplicada uma prova, para garantir o certificado de aprovação que veio dos EUA para os alunos aprovados.

A grande sacada do curso é o pré-requisito:  Não é necessário qualquer conhecimento sobre vinhos, nem mesmo ter feito qualquer outro curso. O participante tem que gostar de vinhos, e ser maior de 18 anos. Qualquer pessoa que goste de vinhos e queira conhecer mais sobre a bebida, mesmo sem a intenção de se tornar profissional ou trabalhar com vinhos, está credenciada para fazer o curso.

Para profissionais, é uma ótima qualificação internacional para buscar os títulos de Master of Wine e/ou Master Sommelier. As aulas são expositivas e durante a degustação técnica dos vinhos específicos de cada aula, coordenada pelo professor, e para cada vinho, é utilizada uma ficha técnica de degustação padrão ISG. Todo o conteúdo técnico da aula foi fornecido em detalhes na apostila ISG em português que cada aluno recebeu no 1º dia de aula e, também, em versão eletrônica (PDF). O Curso de Formação de Sommeliers  da ISG é dirigido a quem já trabalha ou pretende trabalhar no mercado de vinhos, seja como sommelier profissional,  como consultor/assessor de produtores, importadoras e lojas especializadas. 

Aplausos para os novéis Sommeliers Internacional de Manaus. Eles merecem.

RODRIGO BLANCO

KATIA LUIZA FERNANDES

MARCIA TAKEDA

HELLEN OLIVEIRA BARRETO

PLÍNIO JOSÉ CAVALCANTE MONTEIRO

WALCERLY LISBOA

SALIM JOSÉ MAIA QUEIROZ

MOZART MOURÃO DA COSTA PIMENTEL NETO

CARLOS ROBERTO ESTEVES RODRIGUES

KATIUSCIA MOTA DE OLIVEIRA

CARLOS DANIEL RANGEL BARRETTO SEGUNDO

ALEXANDRE CHRISTIAN PADULETTO

JOAQUIM CARLOS SILVA DE AZEVEDO

YURI CARVALHO DE ARAUJO

ANDRE RODRIGUES DE ALMEIDA

FÁBIO MAIA.

Cabe citar que a Somm Academy foi fundada por Marcelo Asnis, que era Mestre em Comunicação Social e foi o grande responsável pela realização do Curso ISG em Manaus. Em 2014, trouxe a ISG para o Brasil . Infelizmente, Marcelo faleceu vítima da Covid 19. Em sua memória e legado profissional que tanto beneficiou principalmente, os manauaras que foram graduados, presto a minha reverência.

Foto/Destaque: Divulgação

Humberto Amorim

Enófilo, curioso, insaciável e infiel apreciador
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar