Pesquisar
Close this search box.

Há 66 anos na defesa dos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/35/foto%20fachada%20Fecomercio%20AM.jpg

Fundada em 15 de março de 1954, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Amazonas (Fecomércio AM), há 66 anos, atua na defesa dos interesses do comércio amazonense perante a sociedade e as autoridades constituídas. A entidade, que se liga diretamente à Confederação Nacional do Comércio (CNC), contribui para o cenário econômico, político e social do estado. Com a Fecomércio, os sindicatos patronais filiados se fortalecem, através de um canal de diálogo com as demais instituições urbanas e diante do próprio Estado, para representar seus pleitos e estabelecer parcerias, naquilo que se considera fator de produção do desenvolvimento econômico.

A Fecomércio AM é a porta-voz dos sindicatos patronais, atuando com esses e enfrentando os obstáculos que se antepõem à atividade comercial no Amazonas. Além das características voltadas ao patronato, a instituição volta-se também para o comerciário, quando gerencia o Sesc e o Senac que abrangem assistência, saúde, cultura, lazer e qualificação profissional, para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

Os sindicatos que hoje são filiados à Fecomércio são o SINDIVAREJISTA (Sindicato do Comércio Varejista no Estado do Amazonas), SINCADAM (Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado do Amazonas), SIMACOM (Sindicato do Comércio Varejista de Louças, Tintas, Ferragens, Material Elétrico e de Construção de Manaus), SINDHOTÉIS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amazonas), SISBISIM (Sindicato dos Salões, Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares de Manaus), SINDETUR (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Amazonas) e o SINRECOM (Sindicato dos Representantes Comerciais de Manaus). 

Dentre as assessorias que a Fecomércio presta aos empresários do Amazonas, está o Certificado de Origem Digital, documento que atesta a origem da mercadoria e é exigido pelos países importadores. Ele atesta que o produto é nacional e obedece às normas de origem. 

No Programa de Talentos e Oportunidades, o Fecomércio Estágio e o Jovem Aprendiz atuam como um elo entre os jovens e o mercado de trabalho. Com o Fecomércio Oportunidades, a instituição proporciona uma troca de informações, entre os empresários amazonenses e pessoas interessadas em conquistar uma chance de emprego. 

Com o objetivo de dinamizar a relação comércio-cliente, a Fecomércio AM criou o programa Comércio Mais, que visa beneficiar estabelecimentos comerciais conveniados, que ao oferecerem descontos em produtos e serviços atrai um número maior de consumidores. 

O Fecomércio Saúde visa oferecer serviços na área de saúde e segurança ocupacional e conta com uma equipe responsável formada por profissionais que trabalham de forma multidisciplinar, auxiliando as empresas na gestão de saúde de seus trabalhadores. 

Pioneira no gênero e a quinta a ser instalada na Região Norte, a Cooperativa de Crédito dos Empresários de Manaus (Sicoob Credempresas/AM) atua como um banco, oferecendo produtos de financiamento e crédito em geral, cheque especial e desconto de títulos, além de aplicações financeiras.

Além desses serviços aos empresários, a Fecomércio AM conta ainda com Ceceam, Centro do Comércio do Estado do Amazonas, que atinge de um modo mais amplo a atividade comercial e as empresas. Como entidade extrassindical, agregando comerciantes que não precisam fazer parte de sindicatos, o Centro do Comércio pode aproximar-se tanto do poder público, quanto de outras associações classistas, com o objetivo de cooperar com os interesses da economia local e nacional.

O Ifpeam, Instituto Fecomércio de Pesquisa e Projetos Empresariais do Amazonas tem o objetivo de organizar e coordenar palestras, encontros, treinamentos; elaborar estudos, projetos; captar, gerar e difundir informações e conhecimentos necessários ao desenvolvimento dos setores do comércio e serviços. 

Com estes programa e instituições de apoio ao terceiro setor, a Fecomércio AM exerce, de forma plena, sua função de atender às necessidades dos sindicatos patronais e contribuir para a melhoria contínua do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Amazonas. 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar