Pesquisar
Close this search box.

Guto Lima, um rei e seu sucesso

A hierarquia foi quebrada e de um príncipe, nasceu um rei. Não se trata da monarquia inglesa, mas do império do brega, aqui mesmo em Manaus. O príncipe do brega, Nunes Filho, é o pai de Guto Lima, o rei do arrocha.
“Comecei com 14 anos, acompanhando meu pai nos shows dele, tocando teclado, violão, guitarra, que ele havia me ensinado”, recordou o filho pródigo.
E Guto cresceu tanto musicalmente, que se tornou a cria perfeita de Nunes. “Há mais de dez anos sou eu quem produz os CD`s do meu pai”, disse.
Mas o fato de ser filho de Nunes Filho não abriu todas as portas a Guto Lima. “Tive que aprender, me aprimorar, independentemente dos ensinamentos do meu pai. Toquei no Garantido, como tecladista do Ricardo Lira, acompanhei Rodrigo Raniely, Roberto Makassa e vários outros cantores locais em seus shows enquanto procurava meu espaço como cantor”, recordou.
Há dez anos Guto Lima gravou seu primeiro CD, pelo projeto Villa Lobos, da prefeitura de Manaus. “Já foi de brega, lógico. Sempre toquei brega com o meu pai, e algumas vezes ele até me colocou pra cantar em seus shows. Apesar de ser um ritmo ignorado pelas emissoras de rádio, o sucesso que o brega faz nas casas de shows, mostra a força que o balanço tem, então, não tinha como o ritmo ser outro”.
Já seguro de si, como músico e como cantor, Guto Lima alçou vôo e adquiriu vida artística independente com uma variante do brega cantado pelo pai, o arrocha.
O arrocha é uma mistura de brega (quando é romântico), forró (quando é agitado) e axé (quando pode ser dançado sozinho) que pode ser acompanhado apenas por um teclado, um sax e uma guitarra e tem fãs, principalmente, nos interiores amazônicos.

Sábios conselhos do pai
Atualmente Guto Lima já tem 12 CD`s gravados e neste final de semana lança o sexto DVD. “Conheço todos os municípios do Amazonas e muitas comunidades desses municípios. Meu pai diz que eu conheço muito mais lugares do que ele, que já tem décadas de vida artística”, riu.
E em cada lugar que se apresenta, Guto lota as casas de shows, 100, 200, 1.500 pessoas. “Não só no Amazonas, mas também no Acre, no Pará. Nos outros estados da Amazônia é questão de falta de tempo”, fala com orgulho. “Sempre tenho dois meses de shows agendados com antecedência pela minha empresária e esposa, Ana Lúcia. Enquanto estou me apresentando em lugares onde às vezes o celular não pega, ela fica aqui em Manaus marcando os shows, sempre de quinta-feira a domingo. É chegando de um e já me preparando para outro”, comemorou.
Guto Lima credita seu sucesso, primeiro aos sábios conselhos do pai, segundo a não ter vício algum. “A destruição não só de um artista, mas de qualquer pessoa, são os vícios. Já me ofereceram de tudo, pelos lugares onde me apresento, mas nunca quis e nunca vou querer provar de nada que eu saiba que não vai me fazer bem. Todo o dinheiro que ganho invisto na minha própria carreira. O sucesso é passageiro e a gente tem de aproveitar enquanto ele está ao nosso lado”, ensinou.
Esperto, Guto também usa o marketing para se manter em evidência. “Meus CD`s e DVD`s são distribuídos nos shows. Por final de semana distribuo uns mil. Quem não me conhece, fica me conhecendo. Ou se torna meu fã e passa a frequentar meus shows, ou me contrata. Não há um show que eu não saia com um novo contrato. Tem vezes que eu saio de uma cidade e, no mesmo dia, vou me apresentar em outra”.
No sábado, Guto Lima lança o novo DVD composto por 23 músicas, mas antes terá se apresentado na sexta, em Beruri; no sábado, em Terra Nova, no Careiro; depois, no domingo, no Paraná do Parauá e na segunda, no Bar do Pimenta e em seguida no Flutuante Aquático. Quem foi que disse que vida de rei é moleza?

Serviço
O quê? Lançamento do DVD “Guto Lima, o rei do arrocha”
Onde? Balneário Banho de Cascata – bairro Aliança com Deus
Quando? Dia 6, sábado, a partir das 23 horas
Informações: (92) 9 9117-9106 e 9 9117-9105

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar