Pesquisar
Close this search box.

Guia aquece setor de gastronomia

Se você é daqueles que gosta de frequentar bares e restaurantes da cidade, em busca de bons serviços e qualidade no cardápio, já está disponível desde ontem a 9ª edição do Guia de Gastronomia do Amazonas no www.guiaabraselamazonas.com.br, editado pela Abrasel/AM (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Um dos principais objetivos do Guia é fazer com que visitantes que desejem vir a Manaus, de antemão, já possam conhecer os melhores bares e restaurantes da cidade.

“No Guia constam informações comerciais destes estabelecimentos e similares de alimentação fora do lar como lanchonetes, padarias, peixarias, temakerias, hamburguerias, todos associados da Abrasel/AM. São endereços, redes sociais, localização geográfica, especialidade gastronômica, tipos de cartões que aceita, categoria que está alocado, tipo de cozinha, ticket médio. Vai ter banner randômico com várias fotos do estabelecimento, além de um avatar com sua logo para facilitar ainda mais a identificação”, explicou Fábio Cunha, presidente da Abrasel/AM.    

Fábio Cunha comemora o retorno da normalidade – Foto: Divulgação

O Guia é um projeto que tem abrangência regional destinado não somente aos futuros e atuais visitantes de Manaus, mas também aos operadores e consultores que atuam no mercado de turismo, rede hoteleira, setor de alimentação fora do lar, rede de eventos nacionais e internacionais, acadêmicos dos cursos de gastronomia, turismo, nutrição, hotelaria e afins e ao público em geral que deseja saber onde estão localizados os melhores espaços para alimentação.

A edição atual apresenta apenas informações gastronômicas, mas futuramente constaram outras sobre as agências de viagens e hotéis, e órgãos de turismo estadual e municipal.

Retomada do setor

“O Guia, cuja primeira edição foi lançada em 2006, sempre foi de muita eficácia, desde a sua criação. Aponta os lugares que a cidade proporciona aos moradores e visitantes, de forma fácil, prática e muito bem sinalizada”, falou.

“É de suma importância se situar, saber onde estão os bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar, saber aonde ir. Esse é o principal objetivo do Guia. Tenho certeza de que os empresários preparam muito bem seus estabelecimentos para receber os clientes e divulgar cada vez mais nossas opções e, principalmente, a culinária local que é tão valorizada pelo nosso povo”, completou.

A meta da Abrasel é que, até dezembro, todos os 300 associados estejam listados no Guia, lançado com pouco mais de 50 associados porque, como são muitas e detalhadas informações sobre cada estabelecimento, uma curadoria está visitando um a um, colhendo e aprovando essas informações. A edição deste ano teve o patrocínio da ManausCult.

Em junho, Paulo Solmucci, presidente da Abrasel nacional, apontava sinais de que os estabelecimentos do setor começavam a se recuperar após as perdas impostas pela pandemia. O abre e fecha de estabelecimentos, rotina desde março de 2020, levou 73% das empresas do setor a ficar com dívidas.

“O delivery deu uma ajuda ao garantir de 15% a 30 % no faturamento, mas nem todos os estabelecimentos têm essa opção. Não existe entrega de bar, por exemplo”, analisou.

Solmucci acredita que após as 1,2 milhão de demissões de 2020 e as 100 mil de 2021, com o fechamento de 335 mil empresas, o pior já passou.

Agenda cheia

Comemorando o reaquecimento do setor, a Abrasel/AM, assim como a Abrasel nacional, vem retomando o calendário de eventos desde abril, com estes voltando a acontecer depois de todo o ano de 2020 parados por conta da pandemia. Este ano já foi realizado o ‘Festival Brasil Sabor’, do qual o Amazonas participa desde a primeira edição, há 15 anos. Agora aconteceu o lançamento da 9ª edição do Guia de Gastronomia do Amazonas, pela primeira vez em versão digital. No próximo mês, de 21 a 23, no Centro de Convenções Vasco Vasques, será realizada a Figa (Feira Internacional de Gastronomia Amazônica), onde acontecem cinco eventos. Haverá feira de produtos e serviços, praça de alimentação da Rota dos Chefs, exposição de municípios, arena gastronômica com chefs internacionais, nacionais e de tribos indígenas, mais rodada de negociações com o Sebrae e várias palestras, além de um restaurante show montado pela Abrasel. Ainda este ano será a vez do ‘O quilo é nosso’, concurso nacional no qual o Amazonas já foi bicampeão, em 2017 e 2018. Fechando 2021 acontece o ‘Festival Bar em Bar’, direcionado a bares e restaurantes que funcionam à noite servindo petiscos, entradas e porções. Nesse Festival é realizado um concurso que envolve alguns formadores de opinião.

“E em novembro, a Abrasel comemora 22 anos de existência, com uma programação de treinamentos entre os meses de outubro e novembro. Que em 2022, tudo volte ao normal”, finalizou Fábio.     

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar