Pesquisar
Close this search box.

Grupo minerador adota solução de tecnologia

A mineração Taboca -que atua na mineração e metalurgia de estanho e minerais industriais desde 1969 –com o objetivo de centralizar toda sua operação de infraestrutura de TI e garantir a alta disponibilidade dos serviços, adotou a tecnologia de Private Cloud Computing (computação em nuvem privada) para hospedar seus servidores e encontrou na solução de VDC (Virtual Desktop CorpFlex), a ferramenta ideal para suprir suas necessidades.
De acordo com Marcos Bueno de Oliveira, então gerente de TI da Mineração Taboca, que trabalhou juntamente com João Luis Serafim, CEO da Mineração Taboca, a tecnologia em nuvem atende inicialmente a uma unidade em Pirapora do Bom Jesus, no interior de São Paulo, existem outras unidades, de Pitinga, localizada há 300 km de Manaus) e uma no Peru, onde fica o grupo Minsur, ao qual pertence a mineradora.
Ao todo são 10 servidores que atendem cerca de 700 usuários em várias aplicações, entre elas firewall, antivírus, domain controller, web services, relógio de ponto, NF-e do sistema SAP, Active Directory e o próprio site da companhia. “Apostamos nesse modelo de hospedagem para reduzir custos em infraestrutura de TI, conectar as unidades e garantir a gestão de aplicativos, a disponibilidade de sistemas, backup e a segurança da rede”, explica. “Seguramente é possível obter uma redução de custos de até 40% ao ano, em comparação ao modelo anterior de gerenciamento de infraestrutura de redes com equipe interna”, estima.
Além desses benefícios, o CEO da Taboca, que deu total apoio ao gerente de TI que liderou o projeto, Marcos Bueno de Oliveira, afirma ainda que a hospedagem em nuvem trouxe outro ganho ainda mais relevante à empresa que o modelo anterior não era capaz de oferecer: mobilidade. “O acesso remoto ao sistema, de qualquer lugar do planeta, agilizou a tomada de decisão e impactou diretamente na produtividade de toda a organização”, avalia Serafim.“Hoje a mineradora está na vanguarda da tecnologia. Com o ambiente centralizado em um único local administrado por uma equipe altamente especializada, temos tranquilidade para pensar no nosso negócio. As perdas geradas por paradas, por problemas técnicos ou questões de manutenção elétrica, acarretavam prejuízos imensuráveis à operação. Atualmente não temos mais esse tipo de problema”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar