Pesquisar
Close this search box.

Grupo de negócios finlandês procura parcerias tecnológicas em Manaus

O Inpa/MCT (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) recebeu um grupo de representantes de empresas da cidade de Oulu, na Finlândia, interessados em criar uma rede de colaboração entre Oulu e o Amazonas.
O encontro teve como objetivo principal estabelecer uma troca de experiências, apresentando como a cidade finlandesa se tornou polo de inovação tecnológica e o que pode ser aplicado no Amazonas, buscando parcerias com instituições nacionais, como o Inpa, para definição de novas linhas de pesquisa e desenvolvimento.
“O objetivo principal é conhecer o Amazonas: as potencialidades, as oportunidades, olhando pelo lado da pesquisa, pelo lado da inovação, pelo lado dos estudos e cooperação com universidades. Ou seja, quanto mais conhecer, melhor”, explicou o presidente do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia), Geraldo Feitoza.
Ainda segundo Feitoza, posteriormente os pontos mais fortes há serem detectados serão mais bem estudados, “de forma que num segundo momento, conhecendo quais são esses pontos fortes, possa-se trazer empresários, para aí sim estabelecer uma cooperação”.
Oulu deu um salto de qualidade, pois viram que precisavam investir em tecnologia, empreendedorismo, uma vez que viver apenas com commodities (mercadorias) não tinha mais futuro. “Hoje em dia a cidade respira coisas novas, respira tecnologia. A Finlândia nesse contexto, afinal é sede da Nokia, é muito forte na comunicação e eles estão querendo investir no mundo inteiro utilizando essa tecnologia. Como nós estamos em um cenário parecido, por causa do pólo industrial, que precisa ter uma revolução, há uma necessidade de também achar um caminho novo. O Inpa é uma dessas instituições, que tem condição de estabelecer novidades”, afirmou o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar