Pesquisar
Close this search box.

Grupo aposta em diversidade

Cada vez mais as mulheres conseguem ocupar setores profissionais que, antes, eram predominantemente preenchidos por homens. Para isso, elas superaram todo tipo de desafio e podem ser consideradas verdadeiros símbolos de representatividade. Para incentivar a presença delas no mercado de trabalho, o Comitê de Diversidade do Grupo Simões tem levado para dentro da empresa discussões sobre questões de gênero e diversidade no ambiente de trabalho.

Para a motorista de entrega da empresa, Daniela Cristina de Sousa, poder atuar na área que aprendeu a amar quando ainda criança, é uma verdadeira realização. “Estamos quebrando verdadeiros tabus, em que temos mostrado nossa força e nosso comprometimento, seja qual for a área de atuação”, comenta.

Recém-contratada pelo Grupo Simões, Lucilane Macedo conta a emoção de quando conquistou a vaga de motorista. “Confesso que me senti em uma final de copa do mundo, nos quarenta e cinco do segundo tempo”, brinca. Há dois anos, ela havia decidido que queria ser motorista, então passou a investir na profissão.

“Houve um desânimo pois já havia entregado currículo em várias empresas e nenhuma me chamava, porém, o Grupo Simões foi quem abriu a porta que eu precisava”, disse a jovem, que sonha em ver mais mulheres ocupando a função. “Que elas acreditem que é possível,  pois eu consegui”, ressaltou Lucilane.

Para a supervisora de estoque do Grupo Simões, Marilene Lisboa, saber que não é avaliada e julgada pelo com estereótipo de raça, cor, religião ou gênero é motivo de orgulho. “Tenho a total liberdade de me expressar, expor as minhas ideias e ser como realmente sou, pois sei que aqui serei valorizada pelas minhas habilidades e competências profissionais”, aponta.

Esses fatores fazem com que Marilene sinta-se confortável, em liderar uma equipe formada unicamente por pessoas do sexo masculino. “Enquanto mulher negra ocupando cargo de liderança, me vejo na responsabilidade de inspirar meninas, jovens e mulheres a também alcançarem esse patamar, quero influenciar principalmente as mulheres negras, quero mostrar a elas que é possível ser quem elas quiserem ser, trabalhando nas áreas que bem desejarem”, declara a profissional.

Falando de Diversidade

Para promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, respeito às diferenças e direito à igualdade, o Grupo Simões tem apostado cada vez mais em estratégias e ferramentas que contribuem para a sensibilização e capacitação do seu quadro e, desta forma, tornar-se cada vez mais uma empresa que favorece um ambiente plural e inclusivo para todas as pessoas, culturas, ideias e experiências.

Segundo a diretora do Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do Grupo Simões, Tânia Corrêa, a empresa não tem medido esforços para se posicionar e incentivar a diversidade e inclusão tanto nos escritórios quanto nas fábricas, para que todas e todos os colaboradores se sintam confortáveis e valorizados.

Entre essas ferramentas, está o boletim bimestral Falando de Diversidade, que aborda temas como Gênero, Raça/Etnia, PcD e LGBT+, traz dicas de filmes, livros, artigos, dissemina iniciativas pró diversidade e ainda reserva espaço para o relato de experiências de vida dos colaboradores do Grupo Simões.

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar