Grupo aposta em diversidade

Cada vez mais as mulheres conseguem ocupar setores profissionais que, antes, eram predominantemente preenchidos por homens. Para isso, elas superaram todo tipo de desafio e podem ser consideradas verdadeiros símbolos de representatividade. Para incentivar a presença delas no mercado de trabalho, o Comitê de Diversidade do Grupo Simões tem levado para dentro da empresa discussões sobre questões de gênero e diversidade no ambiente de trabalho.

Para a motorista de entrega da empresa, Daniela Cristina de Sousa, poder atuar na área que aprendeu a amar quando ainda criança, é uma verdadeira realização. “Estamos quebrando verdadeiros tabus, em que temos mostrado nossa força e nosso comprometimento, seja qual for a área de atuação”, comenta.

Recém-contratada pelo Grupo Simões, Lucilane Macedo conta a emoção de quando conquistou a vaga de motorista. “Confesso que me senti em uma final de copa do mundo, nos quarenta e cinco do segundo tempo”, brinca. Há dois anos, ela havia decidido que queria ser motorista, então passou a investir na profissão.

“Houve um desânimo pois já havia entregado currículo em várias empresas e nenhuma me chamava, porém, o Grupo Simões foi quem abriu a porta que eu precisava”, disse a jovem, que sonha em ver mais mulheres ocupando a função. “Que elas acreditem que é possível,  pois eu consegui”, ressaltou Lucilane.

Para a supervisora de estoque do Grupo Simões, Marilene Lisboa, saber que não é avaliada e julgada pelo com estereótipo de raça, cor, religião ou gênero é motivo de orgulho. “Tenho a total liberdade de me expressar, expor as minhas ideias e ser como realmente sou, pois sei que aqui serei valorizada pelas minhas habilidades e competências profissionais”, aponta.

Esses fatores fazem com que Marilene sinta-se confortável, em liderar uma equipe formada unicamente por pessoas do sexo masculino. “Enquanto mulher negra ocupando cargo de liderança, me vejo na responsabilidade de inspirar meninas, jovens e mulheres a também alcançarem esse patamar, quero influenciar principalmente as mulheres negras, quero mostrar a elas que é possível ser quem elas quiserem ser, trabalhando nas áreas que bem desejarem”, declara a profissional.

Falando de Diversidade

Para promover a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, respeito às diferenças e direito à igualdade, o Grupo Simões tem apostado cada vez mais em estratégias e ferramentas que contribuem para a sensibilização e capacitação do seu quadro e, desta forma, tornar-se cada vez mais uma empresa que favorece um ambiente plural e inclusivo para todas as pessoas, culturas, ideias e experiências.

Segundo a diretora do Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do Grupo Simões, Tânia Corrêa, a empresa não tem medido esforços para se posicionar e incentivar a diversidade e inclusão tanto nos escritórios quanto nas fábricas, para que todas e todos os colaboradores se sintam confortáveis e valorizados.

Entre essas ferramentas, está o boletim bimestral Falando de Diversidade, que aborda temas como Gênero, Raça/Etnia, PcD e LGBT+, traz dicas de filmes, livros, artigos, dissemina iniciativas pró diversidade e ainda reserva espaço para o relato de experiências de vida dos colaboradores do Grupo Simões.

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email