Groupon se firma no mercado de compras coletivas

O pioneiro, dentre os sites de compras coletivas, desembarcou atrasado no Brasil, mas isto não o impediu de chegar à liderança.
Segundo dados do Alexa.com sobre o país, divulgados pelo site Bolsa de Ofertas neste início de abril, o Groupon se posiciona como o maior sítio eletrônico do modelo no país além de alcançar o 19º lugar no ranking das páginas de internet com maior tráfego de acessos.
Nomeado primeiramente como Clube Urbano, devido a um problema com o domínio do site, o americano Groupon chegou ao Brasil em 26 de junho do ano anterior.
Presente em 41 países, a empresa se instalou em 42 cidades brasileiras, com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, as duas capitais com a maior fatia do mercado.
Desde o lançamento, o grupo já facilitou a economia de quase R$ 275 milhões aos usuários brasileiros, com mais de 17 mil ofertas publicadas e, consequentemente, acima de 2,7 milhões de vouchers (compromissos de reserva) vendidos.
Atualmente, já são cerca de 9,5 milhões de pessoas cadastradas no site, o que favoreceu o recorde de 1 milhão de novos cadastros em um único dia. Por enquanto, a oferta mais vendida foi da Oi Fotos, destinada à impressão de fotografias online. A promoção resultou em mais de 81 mil vouchers comercializados.
O presidente do Groupon Brasil, Florian Otto, fala que a empresa desenvolveu uma pesquisa, na qual constatou que os maiores solicitantes do serviço estão na faixa de 20 a 35 anos. Dentre estes consumidores, aproximadamente 65% são mulheres.
Otto comenta que a juventude brasileira foi um dos fatores determinantes para que o país se tornasse favorável ao modelo de negócio do empreendimento. Ele ressalta que o Brasil também possui a maior taxa de recomendações do site, disseminadas pela propaganda boca a boca, desde o trabalho até a família.
Além do mais, os brasileiros têm o hábito de comprar antes mesmo de sair de casa, a partir das oito horas da manhã.
Hoje, mundialmente, já existem 70 milhões de usuários cadastrados. Entre 2009 e 2010, este número cresceu 2.500%, indo de 2 milhões para valores acima de 50 milhões.

Em Manaus, site já possui mais de 20 parceiros para atender demanda

Para atender a região manauara, que recebeu o serviço em 25 de fevereiro, a empresa possui 22 parceiros até o momento, solicitados com base nos segmentos de maior interesse do Groupon. Os pilares da empresa são gastronomia, estética e tudo que for referente a lazer.
De acordo com o presidente, as parcerias são montadas a partir de uma entrevista realizada pelos funcionários da multinacional. Em Manaus, somente seis pessoas atuam nesta dinâmica comercial, embora haja planos de expansão.
Antes de firmar contrato, é verificado o lugar do estabelecimento, a sua maneira de atender o público e a capacidade de demanda. Depois disso, o futuro parceiro não precisa desembolsar nenhuma quantia, apenas dividir as cifras faturadas com os recibos vendidos.
Na capital amazonense já foram desempenhadas 66 ofertas, com a comercialização de 5.300 vouchers. O mais vendido até o momento foi o do Lava Jato Nova Opção, que culminou na venda de 486 comprovantes.

Performance Mundial

Desde novembro de 2008 já foram economizados quase US$ 2 bilhões em todo o mundo, a partir da venda de mais de 50 milhões de ‘groupons’.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email